Dicas para as grávidas

Não costumamos utilizar o termo “dicas”, não é muito profissional e pensamos que todos os pacientes devem passar por uma avaliação para saber qual o melhor tratamento em cada caso. No entanto, há coisas simples que as grávidas podem fazer para desfrutar este momento com mais conforto e tranquilidade.

Para as grávidas que desejam o parto vaginal esta é uma excelente posição para o alongamento dos músculos do períneo. A grávida deve ficar nesta posição cerca de 30 segundos, duas a três vezes por dia.

Com cuidado para não forçar a coluna lombar e tenha algo onde se apoiar para ter mais estabilidade. Pode pedir que alguém lhe ajude nessa hora.

Posição para o parto normal: a posição ginecológica (litotômica) não é, anatomicamente falando, a mais adequada para o parto vaginal. Nesta posição o canal vaginal fica inclinado para cima, dificultando a saída do bebê.

Se houver a possibilidade é preferível que a grávida fique com os pés apoiados sobre a mesa de parto e os joelhos flexionados, com o quadril em anteversão, como se tivesse “empinando o bumbum” para trás.

Este alongamento pode ser feito pela grávida em casa melhorando a dor causada pela compressão do nervo ciático.

A grávida em pé em frente a uma mesa/bancada que esteja na altura do seu quadril, ela posiciona uma perna flexionada em cima da mesa e inclina o seu tronco sobre esta perna, permanecendo nesta posição por cerca de 15 a 30 segundos. Depois repete na outra perna.