Preparação para o parto

A preparação para o parto deve começar no segundo semestre da gestação!

Para a prevenção e tratamento das disfunções perineais fazemos a reabilitação com o uso de um moderno equipamento e uma sonda intracavitária que fazem o biofeedback por eletromiografia, tornando os resultados mais eficazes.

As mulheres que desejam o parto vaginal sem laceração ou episiotomia precisam trabalhar muito o relaxamento e alongamento perineal. Os músculos do PERÍNEO são a última barreira que o bebê encontra durante o nascimento e, ao contrário do colo do útero, eles não passam pelo processo de dilatação, eles são alongados ao máximo durante a passagem do bebê. Para este alongamento utilizamos a massagem perineal e o epi-no.

Também para as mães que desejam o parto vaginal são ensinadas técnicas de expulsão. Muitas mulheres não sabem que força fazer durante o parto e algumas vezes fazem uma força contrária dificultando a saída do bebê.

A primeira fase do trabalho de parto (período de dilatação) pode durar horas e as mulheres podem não estar preparadas fisicamente para isso. O ensino de técnicas de respiração e relaxamento ajuda às mulheres a passarem por essa fase de uma maneira mais tranquila, suportando melhor a dor, guardando energia para a fase da expulsão.

Na preparação para o parto a presença do acompanhante é sempre bem-vinda, cada sessão dura de 45 a 50 minutos, em média são feitas de 10 a 15 sessões. Antes do tratamento todas as grávidas fazem uma avaliação para a escolha do tratamento mais adequado.