Incontinência urinária masculina

Perder xixi não é normal.

Mesmo que seja só um pouquinho!

Nos homens a incontinência urinária (perda de xixi) é mais comum após a cirurgia do câncer de próstata, a prostatectomia. Nesses casos eles já começa com uma perda bastante significativa de xixi sendo, muitas vezes, indispensável o uso de fraldas no pós-operatório. O tratamento de reabilitação perineal pode começar cerca de 30 a 45 dias após a cirurgia.

Os homens também podem apresentar a incontinência urinária de esforço, por causa da fraqueza dos músculos do PERÍNEO. Nesses casos eles se queixam de perder de algumas gotinhas de xixi quando tossem e espirram; ou quando fazem algum esforço como pegar um peso, saltar, correr, entre outros.

Em alguns casos os homens perdem de xixi sem algum motivo aparente, sentem uma urgência urinária, uma vontade súbita de fazer xixi; geralmente quando elas estão chegando em casa, perto do banheiro ou com o barulho de água. Está é a incontinência urinária de urgência.

Infelizmente, por acharem constrangedor ou por pensarem ser uma evolução normal da idade, são poucos os homens que procuram tratamento. Essas perdas tentem a piorar com o tempo, obrigando o uso constante de absorventes ou de fraldas.

A incapacidade de segurar a xixi é constrangedora e faz com que os homens tenham uma diminuição de sua qualidade de vida pessoal, social e profissional. Levando, em alguns casos, ao isolamento social.

A reabilitação perineal é um tratamento eficaz e não invasivo para esta patologia, promovendo a reabilitação neuromuscular do PERÍNEO e o seu fortalecimento.

Quanto mais cedo o paciente procurar o tratamento melhores serão os resultados.