Incontinência urinária feminina

Perder xixi não é normal, mesmo que seja somente uma gotinha.

Geralmente as mulheres começam perdendo apenas algumas gotas de xixi quando tossem e espirram; ou quando fazem algum esforço como pegar um peso, saltar, correr, entre outros.  Esta é a incontinência urinária de esforço, tipo mais comum dessa patologia.

Em alguns casos as mulheres perdem de xixi sem algum motivo aparente, sentem uma urgência urinária, uma vontade súbita de fazer xixi; geralmente quando elas estão chegando em casa, perto do banheiro ou com o barulho de água. Está é a incontinência urinária de urgência.

Também é muito comum a queixa de perda de xixi nas mulheres atletas. O esforço feito durante as atividades físicas leva a um grande aumento da pressão intra-abdominal, sobrecarregando os músculos do PERÍNEO, levando estas mulheres a perderem xixi quando estão praticando atividades físicas mais intensas. Embora sejam mulheres com ótima forma física elas não são orientadas a trabalharem os músculos do PERÍNEO.

A incontinência urinária atinge mais da metade das mulheres na idade adulta e, devido ao estilo de vida, está aumentando entre as mulheres mais jovens. Infelizmente, por acharem constrangedor ou por pensarem ser uma evolução normal da idade, são poucas as mulheres que procuram tratamento. Essas perdas tentem a piorar com o tempo, obrigando o uso constante de absorventes ou de fraldas.

A incapacidade de segurar a xixi é constrangedora e faz com que as mulheres tenham uma diminuição de sua qualidade de vida pessoal, social e profissional. Levando, em alguns casos, ao isolamento social.

A reabilitação perineal é um tratamento eficaz e não invasivo para esta patologia, promovendo a reabilitação neuromuscular do PERÍNEO e o seu fortalecimento, podendo evitar a cirurgia.

Quanto mais cedo o paciente procurar o tratamento melhores serão os resultados.

 

  https://herenapotheek.nl/