Pesquisa

O orgasmo

14 de novembro de 2019

Language : enEnglish

A Tarde É Sua, TVI, Fátima Lopesclique aqui para ver o programa – a partir de 1:31:45

Orgasmo

O orgasmo é o êxtase da relação sexual, o grande final, o ponto alto. Teoricamente todos nós somos capazes de chegar a ele, mas então porque é tão difícil para algumas mulheres o atingirem?

O orgasmo depende de fatores fisiológicos (como hormonais), físicos e psicológicos. Os fatores fisiológicos são importantes, mas estão mais ligados ao desejo do que ao orgasmo propriamente dito.

A parte física é muito importante pois o orgasmo é resultado de um estímulo físico em um órgão específico, que na mulher é o clitóris. Saber a anatomia da sua vulva, o órgão sexual feminino externo é muito importante, a vulva é formada pelos grandes lábios, pequenos lábios e clitóris. Como já foi dito outras vezes o clitóris é muito maior que o “botãozinho” que conseguimos ver, ele mede em média 9 cm e está em volta de toda a entrada da vagina. Este órgão tem uma única função no corpo humano: o prazer, ao contrário do pênis que tem a função do prazer, da micção e da reprodução.

Saber esta anatomia já ajuda muitas mulheres a entenderem a grande confusão que é feita como orgasmo vaginal e clitoriano. Muitas mulheres ficam frustradas por não atingirem o orgasmo somente com a penetração e relatam que precisam de um estímulo no “clitóris” para atingir o orgasmo.

Na verdade, o que elas estão relatando é que precisam se estímulo na GLANDE do clitóris para terem o orgasmo, pois como foi dito, o clitóris está em volta da vagina e ele sempre será estimulado se houver penetração vaginal. O que acontece é que, assim como no pênis, a glande do clitóris tem mais sensibilidade e a grande maioria das mulheres precisam que esta glande seja estimulada, o que não acontece com facilidade em algumas posições, como a do missionário (papai mamãe). Não há problema nenhum nisso, o importante é termos o orgasmo, os homens também precisam que a glande do pênis seja estimulada para terem o orgasmo.

Ainda falando dos aspectos físicos, as mulheres que têm o períneo mais forte e sabem trabalhares estes músculos conseguirão atingir o orgasmo com mais facilidade pois estes músculos estão em cima do clitóris, dando suporte a este órgão.

O estímulo também é muito importante nesse assunto, as preliminares têm um papel fundamental para que as mulheres atingem o orgasmo. Alguns casais não investem tempo nessa parte e vão muito rápido para a penetração antes do corpo da mulher estar preparado.

A masturbação é uma coisa que pode ajudar muito à mulher a descobrir o seu corpo, como ter prazer e como chegar ao orgasmo, mas infelizmente muitas mulheres ainda têm vergonha de se tocarem e acabam não conhecendo o próprio corpo.

Mas a parte psicológica tem um papel importantíssimo para que o orgasmo aconteça, é preciso estar concentrada e focada, as fantasias podem ajudar muito nesse momento. Mulheres que não se sentem à vontade com a sua sexualidade, que tiveram uma educação mais castradora ou que não aceitam o seu prazer terão mais dificuldade em ter o orgasmo. Para ter o orgasmo é preciso ter entrega e concentração. Não é possível chegar ao orgasmo se não tiver entrega na relação e ficar pensando em todos os problemas da casa que devem ser resolvidos.

Postado em Blog