Resposta sexual

Aproveitem a sua sexualidade, permitam-se a ter mais prazer e não esperem pelo desejo sexual. É possível através da auto erotização preparar o seu corpo e a sua mente para viver a sexualidade em sua plenitude.

Os primeiros a descreverem a resposta sexual humana foram Masters & Johnson, na década de 1970, que a descreverem como sendo linear seguindo a seguinte sequência: excitação, platô, orgasmo e resolução. Logo em seguida Kaplan adicionou o desejo a esta sequência.

Com esta descrição existia uma ordem a ser seguida para que a resposta sexual acontecesse: primeiro era preciso que se sentisse desejo pelo ato sexual, depois viria a excitação, seguindo de um platô que culminaria no orgasmo. No fim haveria um período de pausa para preparar o corpo para um novo ato sexual.

Felizmente, em 2001, Basson quebrou essa linearidade da resposta sexual, mostrando que ela é cíclica e não uma simples sequência de acontecimentos. Isso é muito importante principalmente para as mulheres que muitas vezes acabam se afastando da sua vida sexual por falta do desejo.

Segundo Basson a relação sexual pode começar por vários motivos, mesmo que não haja o desejo espontâneo. O amor, a intimidade, as fantasias, a vontade de estar junto, a auto excitação, entre outros, podem ser o início desse ciclo e o motivo para o começo do ato sexual.