Reabilitação Perineal Ativa & Série

A reabilitação perineal é recomendada por:

· Sociedade Internacional de Continência

· Associação Internacional de Uroginecologia

· Confederação Mundial de Fisioterapia

· Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia

· Sociedade Portuguesa de Ginecologia

· Associação Portuguesa de Neurologia e Ginecologia

· Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

O protocolo Reabilitação Perineal Ativa foi desenvolvido pela fisioterapeuta Laira Ramos devido a sua necessidade de oferecer um tratamento de fisioterapia mais adequado para as mulheres e homens com disfunções perineais e para o acompanhamento das mulheres durante a gravidez e no pós-parto.

Todo o tratamento é feito em sessões individuais com o uso de um moderno equipamento e uma sonda intracavitária que fazem a eletroestimulação e o biofeedback por eletromiografia, tornando os resultados mais eficazes. Nele utilizamos a cinesioterapia com biofeedback, a eletroestimulação e exercícios para casa; as mulheres podem utilizar os cones vaginais. Nenhuma dessas técnicas causa dor ou desconforto.

A reabilitação perineal é um tratamento complexo que, com certeza, não deve ser feito utilizando apenas uma técnica. Embora seja possível ter excelentes resultados com o protocolo Reabilitação Perineal Ativa, ele não é suficiente para tratar todos os aspectos dessa reabilitação neuromuscular.

Nesse sentido surgiu a necessidade de desenvolver uma série de programas com outras técnicas que também podem ser utilizadas nos tratamentos:

Reabilitação Perineal Passiva, onde são utilizados equipamentos para que tornam os tratamentos mais efetivos (epi-no, TENS, corrente inibitória do detrusor, dilatadores vaginais, pessários, bomba de vácuo, entre outros).

Reabilitação Perineal Miofascial, onde são utilizadas técnicas manuais para a liberação miofascial e visceral.

Reabilitação Perineal Cutânea, onde são utilizadas técnicas de dermato-funcional para o tratamento de cicatrizes e lesões cutâneas.

Reabilitação Perineal por Imagem, onde é utilizada a ultrassonografia para avaliação e tratamento.

Reabilitação Perineal Obstétrica, para um atendimento integral durante a gravidez e no pós-parto.

Reabilitação Perineal na Sexualidade, para um atendimento específico e detalhado abordando todos os aspectos da sexualidade.

O processo de reabilitação da musculatura do PERÍNEO segue os mesmos princípios da reabilitação de qualquer outro músculo, portanto é fundamental que o tratamento seja seguido com rigorosidade. O não comparecimento à fisioterapia prejudica o sucesso da reabilitação.

Antes do tratamento todos os pacientes fazem uma avaliação para a escolha do das técnicas mais adequadas. O tempo de tratamento depende de cada paciente, sendo feitas em média 10 a 15 sessões. Um músculo precisa de 8 a 12 semanas para atingir as alterações neurais e fisiológicas responsáveis pela sua reabilitação, a princípio são feitas 2 sessões por semana evoluindo para sessões semanais e quinzenais. Cada sessão demora de 45 a 50 minutos.

*Somente está habilitado para trabalhar com o Reabilitação Perineal Ativa & Série os fisioterapeutas formados pela fisioterapeuta Laira Ramos.