↑ Voltar a Sobre

Períneo: o que é, onde está, para que serve

Períneo1

 O PERÍNEO é um grupo muscular que fica na base da pelve. Estes músculos são responsáveis pela sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, uretra, vagina e ânus), participam da função urinária e da defecatória; sendo também muito importantes para a sexualidade e reprodução.

Alterações na pelve podem levar à incontinência urinária, retenção urinária, incontinência fecal, constipação intestinal, prolapsos dos órgãos pélvicos, algias pélvicas e disfunções sexuais.

A gravidez, o parto vaginal, a obesidade, a menopausa e o sedentarismo são as principais causas das alterações da musculatura do períneo, aumentando a chance do desenvolvimento dessas patologias.

Nos homens, a cirurgia para a retirada da próstata é a maior causa da incontinência urinária e disfunção erétil.

Através da reabilitação perineal é possível tratar e prevenir as disfunções perineais evitando uma intervenção cirúrgica. Este tratamento ajuda o paciente a ultrapassar estas patologias melhorando bem-estar, qualidade de vida, prazer sexual e auto-estima.

No PERÍNEO nosso atendimentos são feitos com base no protocolo Reabilitação Perineal Ativa e sua série que tem apresentado um grande sucesso no tratamento dessas patologias.

*Somente os fisioterapeutas formados pela fisioterapeuta Laira Ramos podem utilizar o protocolo RPA.

Atendemos no Brasil (São Paulo) e em Portugal (Grande Lisboa)

Quanto mais cedo procurar o tratamento melhores são os resultados.