Gravidez

gavida1

A gravidez é um período mágico na vida da mulher, mas, infelizmente, as alterações biomecânicas e metabólicas que ocorrem no seu corpo podem ser causa de desconforto e de algumas disfunções perineais, sendo a mais comum a incontinência urinária.

Os músculos do PERÍNEO terão uma sobrecarga de peso, pois eles são responsáveis pela sustentação do útero. Por isso é muito importante que a mulher comece a fazer a preparação desses músculos quando planejar a gravidez ou logo que descobrir que está grávida.

A Sociedade Internacional de Continência recomenda que seja feita uma avaliação do PERÍNEO no pós-parto, mesmo para as mulheres que ainda não têm nenhuma queixa, pois este exame serve como forma de prevenção.

No PERÍNEO começamos a preparação para o parto logo no segundo semestre da gestação, após a 12º semana de gravidez. A reabilitação perineal pós-parto começa cerca de 30 a 45 dias depois do parto.

Aqui respeitamos a grávida, seus direitos e seus desejos, sempre com base na fisiologia da gravidez para que tanto mãe como bebê estejam em completa segurança.

períneo, fisioterapia perineal, reabilitação perineal, disfunções perineais,Reabilitação Perineal Ativa, RPA,Reabilitação Perineal Passiva, RPP, Laira Ramos, incontinência urinária, gravidez,  grávida, preparação para o parto, parto normal, parto humanizado

gravida 2

Pré parto

A fisioterapia no pré parto tem o objetivo de ajudar grávida na adaptação das alterações biomecânicas e fisiológicas, para que ela possa desfrutar esta etapa tão especial com o máximo de conforto e segurança. O PERÍNEO da grávida é preparado para suportar a sobrecarga de peso, prevenindo a incontinência urinária e fecal e os prolapsos. As grávidas …

Ver página »

gravidez

Dicas para as grávidas

Não costumamos utilizar o termo “dicas”, não é muito profissional e pensamos que todos os pacientes devem passar por uma avaliação para saber qual o melhor tratamento em cada caso. No entanto, há coisas simples que as grávidas podem fazer para desfrutar este momento com mais conforto e tranquilidade. Posição de cócoras: para as grávidas que desejam o parto vaginal …

Ver página »

pos parto1

Pós-parto

O bebê nasceu e há toda a alegria e felicidade por ser mãe, mas, algumas vezes, alguns imprevistos acontecem, atrapalhando que este momento seja vivido em sua plenitude. A incontinência urinária no pós-parto é muito comum, podendo também acontecer os prolapsos e a incontinência fecal. Estas patologias podem ser decorrentes da fraqueza da musculatura do PERÍNEO ou pelo …

Ver página »

dilatação

Dilatação x Períneo

Durante toda a gravidez o corpo da mulher vai sofrendo alterações que possibilitarão o nascimento do bebê. Nesse período o corpo da mãe está sobre a ação de um hormônio chamado relaxina, que age nos ligamentos, fazendo com que as articulações tenham maior flexibilidade. A ação desse hormônio nos ossos da pelve permite a passagem …

Ver página »

Preparação para o parto, quando começar.

Os exercícios para a preparação do períneo para o parto não levam ao risco de aborto, eles apresentam o mesmo risco que as relações sexuais, enquanto a mulher puder ter relações sexuais ela pode fazer a reabilitação perineal. A preparação para o parto tem 2 objetivos: o fortalecimento muscular para evitar as disfunções perineais e …

Ver página »

víeo pre parto

Vídeo da preparação para o parto

Veja aqui, em um vídeo de 3 minutos, como são feitos os exercícios de biofeedback e de alongamento para a preparação para o parto. Os exercícios com o biofeedback têm o objetivo de manter a função dos músculos do PERÍNEO para evitar a incontinência urinária e fecal  durante a gravidez e no pós parto e o prolapso dos …

Ver página »