↑ Voltar a Imprensa

Disfunções pélvicas e sexualidade feminina

DSC_0030_1

Lisboa, janeiro 2013

Disfunções pélvicas e as suas repercussões na sexualidade feminina; intervenção cirúrgica, clínica e fisioterapêutica.

Como já é reconhecido pela ICS e FIGO, a fisioterapia deve ser a primeira forma de tratamento para as disfunções do períneo sendo também muito importante para a sua prevenção e para as disfunções sexuais. Infelizmente, pouco se fala sobre estes tratamentos.

Na minha tese de mestrado, defendida em janeiro de 2012 (O Conhecimento que os Médicos Especialistas têm sobre a Atuação da Fisioterapia nas Disfunções do Períneo) conclui-se que alguns médicos têm pouco conhecimento sobre as técnicas de fisioterapia utilizadas para estes tratamentos mas sabem da importância da sua indicação. Neste estudo, contei com a orientação do Dr. Hélio Retto e juntos preparamos esta palestra para dar algumas informações sobre as disfunções pélvicas e a sua interferência na sexualidade feminina.

Queremos, com esta palestra, dar a conhecer a melhor abordagem no tratamento das disfunções do pavimento pélvico discutindo sobre a melhor abordagem cirúrgica, clínica e fisioterapêutica. Contaremos também com a presença da Dra. Maria do Céu Santos, ginecologista/obstetra do Hospital Santa Maria, reconhecida como uma das autoridades nacionais em sexualidade feminina, quer dentro da comunidade médica como para o público em geral, fruto da sua presença nos meios de comunicação social.

  • Dr. Hélio Retto: Alterações anatomo-funcionais do pavimento pélvico que necessitam de cirurgia
  • Dra. Maria Céu Santo: Sexualidade feminina e as disfunções sexuais femininas
  • Ft. Laira Ramos: A Fisioterapia nas disfunções do pavimento pélvico e contributo na sexualidade feminina