↑ Voltar a Disfunções

Incontinência urinária

incontinência urinária

Toda perda involuntária de urina é considerada como incontinência urinária e pode ser tratada com o protocolo Reabilitação Perineal Ativa, tanto nas mulheres como nos homens.

Geralmente a incontinência urinária de esforço começa com a perda de algumas gotinhas de xixi quando se faz um esforço, com a tosse ou com o espirro. Essas perdas tentem a piorar com o tempo, obrigando o uso constante de absorventes ou de fraldas.

Algumas vezes esta perda é precedida por um urgência urinária, uma vontade súbita de fazer xixi, e não por um esforço; sendo considerada a incontinência urinária de urgência.

A incontinência urinária atinge mais da metade das mulheres adultas e está aumentando entre as mulheres mais jovens. Infelizmente, por acharem constrangedor ou por pensarem ser uma evolução normal da idade, são poucas as mulheres que procuram tratamento.

Também é grande o número de incontinência urinária na mulher atleta. O esforço feito durante as atividades físicas leva a um grande aumento da pressão intra-abdominal, sobrecarregando os músculos do períneo.

Nos homens esta patologia está bastante associada à cirurgia do câncer da próstata (prostatectomia), mas também pode se consequência do envelhecimento.

A incapacidade de segurar a urina é constrangedora e faz com que o paciente tenha uma diminuição de sua qualidade de vida pessoal, social e profissional. Levando, em alguns casos, ao isolamento social.

A reabilitação perineal é um tratamento eficaz e não invasivo para esta patologia, promovendo a reabilitação dos músculos do PERÍNEO e o seu fortalecimento. Quanto mais cedo o paciente procurar o tratamento melhores serão os resultados.

Veja aqui os resultados dos tratamentos para incontinência urinária com o protocolo REABILITAÇÃO PERINEAL ATIVA

*Somente os fisioterapeutas formados pela fisioterapeuta Laira Ramos podem utilizar o protocolo RPA

Tipos de incontinência urinária:

Incontinência urinária de esforço:
A perda de urina é precedida de algum esforço como tossir, espirrar, correr, pular ou levantar peso.
 
Incontinência urinária de urgência:
A perda de urina é precedida de uma súbita vontade de urinar. Está relacionada com um problema na bexiga, “bexiga hiperativa”.
 
Incontinência urinária mista:
Quando a paciente tem os dois tipos de incontinência ao mesmo tempo.
 
incontinência urinária, incontinência urinária de esforço, incontinência urinária de urgência, fisioterapia, reabilitação perineal, tratamento, incontinência na mulher atleta, câncer da próstata, cancro da próstata, prostatectomia, Reabilitação Perineal Ativa, RPA, Laira Ramos