«

»

May 02 2017

Pilates x Reabilitação Perineal

20170123_130538O que é melhor, pilates ou o tratamento específico de reabilitação perineal?

A reabilitação perineal trabalha especificamente os músculos do pavimento pélvico, e, impreterivelmente, deve ser feita uma avaliação específica desses músculos antes de começar o tratamento.

No pilates (ou outras técnicas como yoga, ginástica funcional) o corpo é trabalhado como um todo, sem a especificidade de um grupo muscular. São excelentes técnicas para manter a função muscular de uma forma global, mas podem piorar as disfunções do pavimento pélvico, aumentando a incontinência uriária e o prolapso.

Quando há uma queixa de alguma disfunção do pavimento pélvico o ideal é que primeiramente se faça a reabilitação perineal, onde, através da avaliação será traçado o melhor tratamento para reabilitação estes músculos e eles serem novamente capazes de fazer a sua função.

Após a reabilitação perineal, quando a função desses músculos já está reestabelecida, encaminhamos para estas técnicas, coma certeza de que os músculos do pavimento pélvico estarão sendo trabalhado de uma forma correta, sem nenhum risco para a paciente.