↑ Voltar a Sexualidade

Clitóris

clitoris_site

Dizem que o clitóris é um pênis subdesenvolvido, na verdade as duas estruturas são homólogas, isto é, têm o mesmo desenvolvimento embrionário: a mesma estrutura dá origem à glande do pênis dá origem à glande do clitóris; a estrutura que dá origem à rafe peniana, dá origem aos pequenos lábios; e a estrutura que dá origem ao escroto, dá origem aos grandes lábios.

O clitóris vai além do que aquele “botãozinho” que conseguimos visualizar. Enquanto o pênis se encontra quase todo externo e visível, o clitóris está em sua maioria interno, sendo visível apenas a glande com o capuz, o “botãozinho”. Sua única função é dar prazer à mulher.

É no clitóris que a maioria das mulheres têm maior prazer na hora do ato sexual, mas é um mito diferenciar o orgasmo clitoriano do vaginal. Uma grande parte do clitóris se encontra em volta da vagina, quando há penetração há contato entre o pênis e o clitóris.

Os tratamentos com o protocolo Reabilitação Perineal Ativa e Reabilitação Perineal Passiva têm apresentado um grande sucesso na melhora da sexualidade dos nossos pacientes.

*Somente os fisioterapeutas formados pela fisioterapeuta Laira Ramos podem utilizar o protocolo RPA e o RPP.

clitoris_site-

sexualidade, sexo, prazer, sexualidade feminina, períneo, fisioterapia perineal, reabilitação perineal, disfunções perineais,disfunções sexuais, Reabilitação Perineal Ativa, RPA,  Reabilitação Perineal Passiva, RPP,  Laira Ramos, penis, clitóris, orgasmos múltiplos, orgasmo