↑ Voltar a Sexualidade

Resposta sexual

resposta-sexual-masters-and-johnson_siteOs primeiros a descreverem a resposta sexual humana foram Masters & Johnson, em 1970, que a descreverem como sendo linear seguindo a seguinte sequência: excitação, platô, orgasmo e resolução. Logo em seguida Kaplan adicionou o desejo a esta sequência.

Com esta descrição existia uma ordem a ser seguida para que a resposta sexual acontecesse, primeiro era preciso que a mulher sentisse desejo pelo ato sexual, depois ela ficaria excitada, seguindo de um platô que culminaria no orgasmo. No fim haveria um período de resolução para preparar o corpo para um novo ato sexual.

resposta-sexual-basson_site_Felizmente, em 2001, Basson quebrou essa linearidade da resposta sexual, mostrando que ela é cíclica, e não uma simples sequência de acontecimentos.

Isso é muito importante, principalmente para as mulheres, pois muitas vezes, devido à rotina do dia a dia, o cansaço de ser mãe, trabalhadora, dona de casa e esposa… elas acabam se afastando da sua vida sexual por falta de desejo sexual.

Segundo Basson a relação sexual pode começar por outros motivos, mesmo que não haja o desejo espontâneo. O amor, a intimidade, as fantasias, a vontade de estar junto, a auto-excitação… podem ser o início desse ciclo e o motivo para o começo do ato sexual.

Portanto, aproveitem a sua sexualidade, permitam-se a ter mais prazer, não esperem pelo desejo sexual, é possível, através da auto-erotização preparar o seu corpo e a sua mente para viver a sexualidade em sua plenitude.

sexualidade, sexo, prazer, sexualidade feminina, períneo, fisioterapia perineal, reabilitação perineal, disfunções perineais,disfunções sexuais, Reabilitação Perineal Ativa, RPA,  Reabilitação Perineal Passiva, RPP,  Laira Ramos, penis, clitóris, orgasmos múltiplos, orgasmo