↑ Voltar a Sexualidade

Vulva / Vagina

vagina_vulva_site

Há uma grande confusão quando falamos de vulva e vagina.

Vulva é a parte externa do órgão sexual feminino, a parte que nós conseguimos ver. É formada pelos grandes lábios, pequenos lábios, monte púbico e clitóris. Os nomes grandes e pequenos lábios trazem alguma confusão sobre estas estruturas, os pequenos lábios podem ser maiores do que os grandes.

Na verdade a vulva é como qualquer outra parte do corpo humano, há vários formatos diferentes, não tendo uma normalidade. Muitas mulheres ficam incomodadas como tamanho dos pequenos lábio e, por os acharem grandes, recorrem à cirurgia plástica para sua redução, a labioplastia.

A jornalista inglesa Lisa Rogers fez um documentário muito interessante sobre o grande número de adolescentes inglesas que estão procurando pela cirurgia plástica íntima, veja aquiNesse documentário ela também mostra o trabalho do escultor Jamie McCartney que fez o molde de centenas de vulvas para mostrar a sua grande diversidade, veja aqui.

A vagina é a parte interna, ela liga a vulva até o útero. São os músculos do PERÍNEO que fecham este canal, através da Reabilitação Perineal Ativa podemos fortalecer estes músculos deixando a entrada da vagina mais fechada, fazendo com que haja maior prazer durante a penetração.

Através do relaxamento desses músculos podemos ajudar as mulheres que têm dor durante a relação sexual e aquelas que não conseguem ter penetração, chamados dispareunia e vaginismo.

A reabilitação perineal pode melhorar a sexualidade feminina. O primeiro benefício é um melhor conhecimento do seu corpo, aumentando a percepção corporal e perineal. Ainda há um tabu que não permite que as mulheres conheçam melhor o seu corpo e sua intimidade.

O aumento do metabolismo desses músculos faz com que haja uma maior irrigação sanguínea nessa região, aumentando também a sensibilidade e a lubrificação vaginal.

Algumas mulheres sentem dor nessa região, tanto na vagina quanto na vulva, geralmente chamado de vulvodina. Através da Reabilitação Perineal Passiva podemos tratar estas dores. Estas técnicas também podem ser utilizadas para as dores no pós-parto.

*Somente os fisioterapeutas formados pela fisioterapeuta Laira Ramos podem utilizar o protocolo RPA e o RPP.

Na palestra Vagina, esta ilustre desconhecida, você pode ver mais sobre esse assunto.

jamie-mcartney-muro-vaginas

sexualidade, sexo, prazer, sexualidade feminina, períneo, fisioterapia perineal, reabilitação perineal, disfunções perineais,disfunções sexuais, Reabilitação Perineal Ativa, RPA,  Reabilitação Perineal Passiva, RPP,  Laira Ramos, clitóris, orgasmos múltiplos, orgasmo, vulva, vagina, vaginismo