↑ Voltar a Sobre

Reabilitação Perineal Ativa e Passiva

Logo_RPA_jpg O protocolo Reabilitação Perineal Ativa foi desenvolvido pela fisioterapeuta Laira RamosÉ o primeiro, e até agora único, protocolo desenvolvido para a reabilitação perineal.

Nos estudos descritos na literatura os tratamentos são feitos com os mesmos exercícios em todas as sessões, sem evolução na sua intensidade ou dificuldade, por isso não podem ser classificados como protocolo.

O RPA é composto por 14 sessões que evoluem a intensidade do tratamento sessão a sessão, respeitando as 3 fases da reabilitação: ensino, agilidade, hipertrofia muscular. O tratamento com o RPA utiliza mais de uma técnica: cinesioterapia com biofeedback,eletroestimulação, cones vaginais e exercícios em casa.

Através da conscientização muscular, da contração, do relaxamento, e do alongamento procuramos restabelecer todas as características dos músculos do períneo: potência, resistência, automatismo, reflexo, flexibilidade.

As sessões podem ser programadas na maioria dos equipamentos de biofeedback e eletroestimulação, o que torna a terapia muito mais objetiva.

O RPA é um grande projeto que se transformou em um livro, um curso e uma tese de doutorado, somente está habilitado para trabalhar com o protocolo RPA os fisioterapeutas que fizerem o curso com a Dra. Laira Ramos.

Sua validação clínica já foi comprovada por vários fisioterapeutas e sua validação científica já está sendo verificada.

Confira abaixo cada parte desse projeto.

Livro Book Curso ICS 2014
Validação Científica Vídeos RPA Perguntas frequentes Exclusivo para alunos

Logo_RPP_jpg

Depois do protocolo RPA a autora sentiu necessidade de dar continuidade ao trabalho e desenvolveu o Reabilitação Perineal Passiva.

Nele são utilizadas as técnicas passivas utilizadas na reabilitação perineal. As técnicas passivas são aquelas nas quais, quando realizadas, não há gasto energético do paciente.

Estas técnicas são utilizadas para o alongamento dos músculos do períneo, para o tratamento de cicatrizes e para as dores. Sendo muito utilizadas no vaginismo, na dispareunianas algias pélvicas,na preparação para o parto e no pós-parto.

No RPP são utilizadas as seguintes técnicas: massagem perinealmassagem cicatricialepino/reeducador, TENS, corrente inibitória do detrusordilatadores vaginais e pessários.

Somente está habilitado para trabalhar com o RPP os fisioterapeutas que fizerem o curso com a Dra. Laira Ramos.

Veja aqui informações sobre o curso RPP

sexualidade, sexo, prazer, sexualidade feminina, períneo, fisioterapia perineal, reabilitação perineal, disfunções perineais,disfunções sexuais, Reabilitação Perineal Ativa, RPA,  Reabilitação Perineal Passiva, RPP,  Laira Ramos, incontinência urinária, gravidez,  grávida, preparação para o parto, prolapsos, algias pélvicas, penis, clitóris, pontoG, orgasmos múltiplos, orgasmo, ejaculação feminina, parto normal, parto humanizado, próstata