↑ Voltar a Tratamentos

Biofeedback

biofeedback_Muitos pacientes têm dificuldade em contrair e relaxar os músculos do PERÍNEO da maneira correta pois, pela sua localização, não é fácil visualizar seu movimento.

O biofeedback permite o paciente acompanhar, instantaneamente, todos os movimentos que estiver realizando. Esta é a melhor forma de ensinar o movimento certo desses músculos, tanto a contração quanto o relaxamento.

Nós no PERÍNEO sempre utilizamos o biofeedback informatizado quando nossos pacientes estão fazendo a Reabilitação Perineal Ativa. Aqui você encontrará os tratamentos mais modernos para a reabilitação perineal.

*Somente os fisioterapeutas formados pela fisioterapeuta Laira Ramos podem utilizar o protocolo RPA e o RPP

________________________________________________________________________________

O biofeedback não é a terapêutica e sim um instrumento para avaliar a terapêutica utilizada, no caso da reabilitação perineal, a cinesioterapia. Na cinesioterapia podemos utilizar vários exercícios: contração isométrica, contração concêntrica, contração excêntrica, treino de agilidade (contração dos músculos do períneo com outros movimentos associados), relaxamento, treino de co-contração, treino de reflexo…

O biofeedback, na reabilitação perineal, pode ser feito computadorizado, por eletromiografia ou por pressão, através da uma sonda vaginal ou anal. Mas também podemos, em caso onde o fisioterapeuta não tem esses recursos, utilizar o toque e o fisioterapeuta será o BFB para o paciente, lhe dizendo sobre a sua contração e relaxamento. O reeducador também pode ser uma espécie de BFB, através do movimento da haste o paciente terá alguma consciência sobre o exercício que está realizando.

sonadas_site

períneo, fisioterapia perineal, reabilitação perineal, disfunções perineais,disfunções sexuais, Reabilitação Perineal Ativa, RPA,  Reabilitação Perineal Passiva, RPP,  Laira Ramos, biofeedback, bfb, eletromiografia