↑ Voltar a Tratamentos

Epi-no / Exercitador

epino-exercitadorO Epi-no / Exercitador são instrumentos similares utilizados pelas grávidas que desejam o parto vaginal. Ele tem duas funções: o para o alongamento da musculatura do PERÍNEO, e o treino da expulsão.

É recomendado que a grávida esteja sendo acompanhada por um fisioterapeuta especialista para que receba corretas instruções de como utilizar estes instrumentos- Eles podem causar, quando mal utilizados, as mesmas lesões que o parto vaginal.

A última barreira encontrada pelo bebê são os músculos do PERÍNEO. Estes músculos não estão sobre a ação da relaxina, é preciso alonga-los durante a gravidez. Se esses músculos não tiverem a elasticidade suficiente elas rompem durante a passagem do bebê, levando à laceração durante o parto vaginal ou obrigando o obstetra a fazer a episiotomia.

É possível treinar o alongamento dos músculos do PERÍNEO, como treinamos o alongamentos dos outros músculos do corpo. Aumentando a elasticidade desses músculos prepararamos a mãe para o parto normal, evitando a episiotomia ou a laceração. Este trabalho pode ser feito já no segundo semestre da gestação, não é preciso esperar até as 34 semanas.

No Períneo a preparação para o nascimento é feita com o protocolo Reabilitação Perineal Ativa e Reabilitação Perineal PassivaSomente os fisioterapeutas formados pela Dra. Laira Ramos podemtrabalhar como RPA e com o RPP.

períneo, fisioterapia perineal, reabilitação perineal, disfunções perineais,Reabilitação Perineal Ativa, RPA,Reabilitação Perineal Passiva, RPP, Laira Ramos, incontinência urinária, gravidez,  grávida, preparação para o parto, parto normal, parto humanizado, episiotomia, laceração