↑ Voltar a Tratamentos

Cinesioterapia (Exercício de Kegel)

kegel

Cinesioterapia é a terapia pelo movimento e é a base de todos os tratamentos da fisioterapia. O termo tem origem grega (kínesis, movimento e therapeia, terapia).

Falar em exercícios de Kegel é a mesma coisa que dizer cinesioterapia do PERÍNEO, mas se engana quem pensa que fazer os exercícios sozinho é mesma coisa que fazer exercícios de Kegel. Segundo Kegel todos os pacientes devem ser acompanhados pelo profissional da saúde e fazer exercícios individuas com biofeedback.

A cinesioterapia é a base do protocolo Reabilitação Perineal Ativaque é utilizado para tratar nossos pacientes. Como não conseguimos visualizar os movimentos desses músculos todo o tratamento é feito com o biofeedback, para termos a certeza de que os movimentos estão sendo feitos da maneira correta.

Primeiro começamos com a contração isolada desses músculos, para ensinarmos o movimento da maneira mais correta, aumentando a sua percepção corporal e perineal. Depois evoluímos para a contração do PERÍNEO associado a movimentos de quadril e tronco. Em seguida o paciente faz a contração em pé.

Por fim, terminamos com o treino funcional, fazendo a contração do PERÍNEO associados aos movimentos das atividades diárias e os movimentos feitos durante as atividades físicas praticadas pelo paciente, fazendo um treino individualizado para as necessidades do paciente.

Nós, fisioterapeutas do PERÍNEO, trabalhamos com o protocolo Reabilitação Perineal Ativapromovendo alterações neuromusculares e metabólicas que melhorarão a performance muscular, reabilitando o PERÍNEO para que seja capaz de realizar todas as suas funções.

Este protocolo foi desenvolvido pela Fisioterapeuta Laira Ramos, somente os fisioterapeutas formados por ela podem utilizá-lo. 

________________________________________________________________________________

Dr. Arnold Kegel foi o primeiro médico, na década de 40, a utilizar de forma científica os exercícios perineais para o tratamento da incontinência urinária e dos prolapsos, até hoje estes exercícios são conhecidos como os exercícios de Kegel.

Mas, em seu estudo, todas as pacientes eram tratadas em sessões individuais e com o perineômetro. O Dr. Arnold Kegel foi o precursor do perineômetro pois acreditava que as mulheres precisaram de um feedback sobre a contração dos músculos do períneo para poder contraí-los de maneira correta.

perineômetro Kegel

 

Estes são os artigos originais de Kegel

KEGEL AH. Progressive resistance exercise in the functional restoration of the perineal muscles. Am J Obstet Gynecol. 1948 Aug56(2)238-48.

KEGEL AH. Physiologic therapy for urinary stress incontinence. J Am Med Assoc. 1951 Jul 7146(10)915-7. PubMed PMID 14841055.

KEGEL AH. Early genital relaxation; new technic of diagnosis and nonsurgical treatment. Obstet Gynecol. 1956 Nov 8(5)545-50. PubMed PMID 13370028.

KEGEL AH, POWELL TO. The physiologic treatment of urinary stress incontinence. J Urol. 1950 May63(5)808-14. PubMed PMID 15422687.

JONES EG, KEGEL AH. Treatment of urinary stress incontinence with results in 117 patients treated by active exercise of pubococcygeal. Surg Gynecol Obstet. 1952 Feb94(2)179-88. PubMed PMID 14901252

períneo, fisioterapia perineal, reabilitação perineal, disfunções perineais,disfunções sexuais, Reabilitação Perineal Ativa, RPA,  Reabilitação Perineal Passiva, RPP,  Laira Ramos, incontinência urinária, cinesioterapia, exercícios de Kegel