↑ Voltar a Tratamentos

Fisioterapia para reabilitação perineal

fisio para reabilitação perineal3

Fraqueza ou lesões na musculatura do períneo podem ter como consequência a incontinência urinária ou fecal, prolapsos dos órgãos pélvicos e disfunções sexuais. A falta de relaxamento desses músculos pode levar à obstipação, retenção urinária, disfunções sexuais e algias pélvicas.

A reabilitação perineal mantém os músculos do períneo saudáveis e recupera suas funções. Esse tratamento é realizado por um fisioterapeuta especialista. Todas os pacientes fazem uma avaliação que consiste em:

  • explicação sobre o períneo e a sua função
  • recolha de informações relacionadas às patologias provenientes da disfunção perineal
  • exame para avaliar esta musculatura

________________________________________________________________________________

A reabilitação perineal é feita em sessões individuais através de uma sonda intracavitária que pelo seu sistema de elétrodos faz eletroterapia e biofeedback, este tratamento não causa dor. As sondas são individuais e cada paciente deve adquirir a sua, esta sonda é utilizada durante todo o tratamento e fica em posse do paciente para utilizar caso queira fazer uma reavaliação depois do tratamento. Em alguns casos também são feitas massagem miofascial e manipulação visceral.

O tempo de tratamento depende da avaliação do paciente. Um músculo precisa, em média, de 8 a 12 semanas de treinamento para atingir as alterações neurais e fisiológicas responsáveis pelo ganho de força. A princípio são feitas 2 sessões por semana evoluindo para sessões semanais. Cada sessão demora 45 a 50 minutos. Ao fim do tratamento serão ensinados exercícios para que o paciente possa continuar a trabalhar a musculatura do períneo e manter a força adquirida pela reabilitação.

O processo de reabilitação da musculatura do períneo segue os mesmos princípios da reabilitação de qualquer outra musculatura, portanto é fundamental que o tratamento seja seguido com rigorosidade. O não comparecimento à terapia prejudica o tratamento colocando em risco o sucesso da reabilitação.

________________________________________________________________________________

Notas:

  • O cancelamento de uma sessão deve ser feito com 24h de antecedência caso contrário ela será cobrada.
  • Para pedir o reembolso pelo convênio é necessária a prescrição médica para fisioterapia de reabilitação perineal. Cada convênio tem suas regras de reembolso, cabe ao paciente saber como é feito o reembolso.
  • O telefone deve permanecer desligado durante a sessão.

_______________________________________________________________________________

 Ligue aqui para marcar uma avaliação