↑ Voltar a Tratamentos

Fisioterapia pré parto

posição do parto

A gravidez é um período mágico na vida da mulher, mas, infelizmente, as alterações biomecânicas e metabólicas que ocorrem no seu corpo podem ser causa de desconforto.

Muitas grávidas apresentam quadro de dores nas costas e nas pernas devido a estas alterações posturais, a fisioterapia no pré parto também tem o objetivo de tratar estes desconfortos tornando este momento mais agradável para a mãe.

Os músculos do períneo terão uma sobrecarga de peso, pois eles são responsáveis pela sustentação do útero. Por isso é muito importante que a mulher comece a fazer a preparação desses músculos quando planejar a gravidez ou logo que descobrir que está grávida. Tentando assim prevenir e tratar algumas disfunções perineais, sendo a mais comum a incontinência urinária.

As mulheres que desejam o parto natural devem ter maior atenção a estas indicações e precisam trabalhar muito o relaxamento e alongamento perineal. Os músculos do períneo são a última barreira que o bebê encontra durante o nascimento e, ao contrário do colo do útero, eles não passam pelo processo de dilatação, eles são estirados durante a passagem do bebê.

Técnicas de respiração, relaxamento e expulsão são ensinadas para que o trabalho de parto decorra de uma maneira tranquila e agradável, o pai também pode participar de algumas sessões para se preparar para ajudar durante o trabalho de parto.

________________________________________________________________________________

A fisioterapia no pré parto é realizada por uma fisioterapeuta especialista, todas as pacientes fazem uma avaliação que inclui a avaliação dos músculos do períneo, realizado pelo toque vaginal. Após a avaliação é traçado um plano de tratamento. O tratamento é feito em sessões individuais.

O trabalho perineal é feito através de uma sonda vaginal, que pelo seu sistema de eletrodos faz o biofeedback para ensinar a contração e o relaxamento desses músculos. As sondas são individuais e cada paciente deve adquirir a sua, esta sonda é utilizada durante todo o tratamento e fica em posse da paciente para utilizar caso queira fazer uma reavaliação depois do tratamento. Para o alongamento desses músculos é feito massagem perineal e utilizado o epi-no.

O processo de reabilitação muscular deve ser seguido com rigorosidade. O não comparecimento à fisioterapia prejudica o tratamento colocando em risco o sucesso da reabilitação.

________________________________________________________________________________

Notas:

  • O cancelamento de uma sessão deve ser feito com 24h de antecedência caso contrário ela será cobrada.
  • Para pedir o reembolso pelo convênio é necessária a prescrição médica para fisioterapia de reabilitação perineal. Cada convênio tem suas regras de reembolso, cabe à paciente saber como é feito o reembolso.
  • O celular deve permanecer desligado durante a sessão.

_______________________________________________________________________________

víeo pre parto

 Ligue aqui para marcar uma avaliação