↑ Voltar a Tratamentos

Massagem perineal

massagem perinealA massagem perineal é uma técnica para o alongamento e relaxamento dos músculos do PERÍNEOfaz parte da Reabilitação Perineal Passiva. O termo massagem não é o mais adequado pois nessa técnica é preciso que realmente se alongue estes músculos para que eles ganhem mais flexibilidade.

A massagem perineal é muito importante para as grávidas que querem o parto natural e em alguns casos de algias pélvicas e disfunções sexuais. Os pacientes são ensinados a fazer esta técnica, neles mesmos, para fazerem em casa e terem mais sucesso no tratamento.

A última barreira encontrada pelo bebê são os músculos do PERÍNEO. Estes músculos não estão sobre a ação da relaxina, é preciso alonga-los durante a gravidez. Se esses músculos não tiverem a elasticidade suficiente elas rompem durante a passagem do bebê, levando à laceração durante o parto vaginal ou obrigando o obstetra a fazer a episiotomia.

É possível treinar o alongamento dos músculos do PERÍNEO, como treinamos o alongamentos dos outros músculos do corpo. Aumentando a elasticidade desses músculos prepararamos a mãe para o parto normal, evitando a episiotomia ou a laceração. Este trabalho pode ser feito já no segundo semestre da gestação, não é preciso esperar até as 34 semanas.

*Somente os fisioterapeutas formados pela fisioterapeuta Laira Ramos podem utilizar o protocolo RPA e o RPP

sexualidade, sexualidade feminina, períneo, fisioterapia perineal, reabilitação perineal, disfunções perineais,disfunções sexuais, Reabilitação Perineal Ativa, RPA, Reabilitação Perineal Passiva, RPP,  Laira Ramos, gravidez,  grávida, preparação para o parto, algias pélvicas, parto normal, parto humanizado