Por causa de sua anatomia as disfunções perineais acometem mais a mulher do que o homem, devido ao estilo de vida que estamos vivendo é muito comum a mulher cada vez mais jovem já ter algum sintoma dessas patologias.
Certamente a incontinência urinária (perda de xixi) é a queixa mais comum que a mulher apresenta, no entanto devido a fraqueza dos músculos do PERÍNEO ela também pode apresentar incontinência fecal (perda de gases ou fezes), prolapsos dos órgãos pélvicos (“bexiga caída”), e disfunções sexuais (diminuição do prazer, dificuldade em ter orgasmo, entre outras).
No entanto a hiperatividade muscular, ou seja, a dificuldade de relaxar estes músculos, sem dúvidas pode ser a causa da retenção urinária (dificuldade de fazer xixi), obstipação intestinal (dificuldade de evacuar), algias pélvicas (dores na região da pelve) e de dores nas relações sexuais.
Com toda a certeza são vários os fatores que podem ser a causa dessas patologias como a fraqueza muscular em consequência de não termos o hábito de trabalharmos estes músculos, bem como a gravidez visto que esta fase traz uma grande sobrecarga na pelve.
Inegavelmente a menopausa é uma fase desafiadora e as alterações hormonais desse período têm um impacto negativo muito grande na função do pavimento pélvico, fazendo com que muitas mulheres sofram com estas patologias.