Dia 18 de outubro comemoramos o DIA MUNDIAL DA MENOPAUSA, esta data é de grande importância para ajudar as mulheres a passarem por esta fase de uma maneira mais saudável e tranquila. Foi exatamente com a intenção de informar sobre as várias opções disponíveis que criamos este evento.
Dia 04 de setembro é comemorado o dia internacional da saúde sexual.
Este é um tema ainda complexo. Várias pacientes que se queixam da dificuldade em encontrar profissionais da saúde que estejam disponíveis para falar sobre a sexualidade quando a queixa delas é falta de prazer e orgasmo. (mais…)
Quem já passou por aquela situação super constrangedora de perder umas gotinhas de “xixi” quando tosse, espirra, salta ou faz algum esforço? Ou de chegar a casa aflito e ter que ir a correr para a casa de banho, rezando para não perder nenhuma gotinha pelo caminho? Leia aqui a matéria completa.
“As mulheres estão cada vez mais preocupadas com a sua sexualidade, com o direito de terem prazer e não apenas de darem prazer ao seu parceiro. A independência feminina tem ajudado muito nesse aspecto e já é mais aceite pela sociedade as mulheres procurarem o seu prazer e a respetiva satisfação sexual.” Leia a matéria completa aqui
Os primeiros a descreverem a resposta sexual humana foram Masters & Johnson,, eles eram um casal americano que tiveram o primeiro laboratório de estudo da sexualidade humana na década de 70. Segundo eles a resposta sexual era linear seguindo a seguinte sequência: excitação, platô, orgasmo e resolução.
São 9 meses, que hoje falamos em 40 semanas, de muita expectativa e ansiedade. Durante a gravidez a mulher se prepara para ser a mãe mais realizada e perfeita do mundo, pronta para o dia mais feliz de sua vida: o nascimento do seu filho.
A fisioterapeuta Laira Ramos deu uma entrevista incrível para a Vera Ribeiro no programa Anatomia de Vênus, lá elas falaram sobre vários aspectos da reabilitação perineal.
O orgasmo é o êxtase da relação sexual, o grande final, o ponto alto. Teoricamente todos nós somos capazes de chegar a ele, mas então porque é tão difícil para algumas mulheres o atingirem?
“Muitas vezes temos a tendência de pensar que quanto mais levamos uma vida de atleta mais saudável seremos, mas nem sempre isso é verdade. A atividade física, se feita de uma maneira errada e sem a orientação de profissionais qualificados, pode levar a problemas e seu o corpo pode ser a maior vítima.” Leia a matéria completa aqui
As pessoas com necessidades especiais, sejam motoras ou cognitivas, tem a sua sexualidade negligenciada. Para algumas pessoas não é fácil entender que eles também têm direito de usufruir o prazer que a sexualidade proporciona.
A sexualidade deve ser vivida livremente até ao fim da vida, porque tem ganhos quer para a saúde física, quer para a mental.
O sexo na Terceira Idade traz prazer físico e reafirma a identidade e a autoestima, o que ajuda a diminuir a tendência para o desenvolvimento de problemas típicos do idoso, como o isolamento ou a depressão.
Em 1974 a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o seu primeiro comité dedicado à Saúde Sexual e definindo-a como “um estado físico, mental e de bem-estar social relacionado com a sexualidade”. Defendeu ainda que “é necessária uma abordagem positiva e respeitosa da sexualidade e das relações sexuais, e também a possibilidade de ter prazer e experiências seguras, sem coesão, discriminação ou violência”. Veja a matéria completa aqui
Estávamos na década de 40 quando o Dr. Arnold Kegel escreveu o primeiro artigo científico que comprovou que exercitar os músculos do períneo era eficaz para o tratamento da incontinência urinária e do prolapso dos órgãos pélvicos. Foi assim que surgiram os exercícios de Kegel que ainda hoje são muito populares. Leia a matéria na íntegra aqui
Muito mudou na sexualidade nos últimos 20 anos, mas as queixas nos consultórios são as mesmas. “A falta de desejo, a perturbação da excitação – que nas mulheres diminui a lubrificação e nos homens a ausência de ereção –, a dificuldade em atingir ou a ausência do orgasmo; e a dor durante o sexo”, diz a psicóloga e sexóloga Erika Morbeck. “Os problemas são os mesmos, as causas têm vindo a ser diferentes.” Clique aqui para ler o artigo na íntegra
Na mulher o períneo também tem a função de fechar a vagina e sustentar o clitóris, sendo um dos grandes responsáveis pelo prazer que ela sente durante as relações sexuais, ajudando-a a ter orgasmos mais intensos e, até mesmo, orgasmos múltiplos. Veja a matéria completa aqui
Quem nunca ouviu falar que é preciso exercitarmos os braços, as pernas, o “bumbum” ou rabo, como os portugueses se referem a esta parte do corpo tão admirada?
Sabemos que o tempo é implacável e, mais cedo ou mais tarde, a lei da gravidade ganha. Se não tomarmos os devidos cuidados as consequências podem ser catastróficas… Clique aqui para ler o artigo na íntegra
A Drª Laira veio até ao Agora Nos, para explicar aquilo que se entende sobre períneo, onde está e para que serve.
Sabia que a incontinência urinária atinge mais da metade das mulheres na idade adulta?. A gravidez, obesidade e menopausa causam alterações nos músculos do períneo.
A Dr. Laira Ramos criou um programa de reabilitação perineal ativa feita através da contracção e relaxamento dos músculos do períneo.
A Fisioterapeuta Laira Ramos gravou com o Bem Estar, no portal G1, uma série de 10 episódios sobre a sexualidade feminina e masculina.
“Onde está o ponto G? E o orgasmo múltiplo: existe? Masturbação, disfunção erétil, ejaculação precoce… Essas e outras dúvidas são tema da nova série do Bem Estar”. Veja a primeira temporada aqui!!!
A fisioterapeuta Laira Ramos esteve presente no programa bem estar para falar sobre a incontinência urinária e como a reabilitação perineal pode ajudar estes pacientes
Fontes de grande desconforto e constrangimento após o parto, a incontinência urinária, a incontinência fecal e o prolapso dos órgãos pélvicos – problema também conhecido como “bexiga caída” – podem ser tratados e até prevenidos por meio de exercícios simples, orientados por um fisioterapeuta: é a chamada reabilitação perineal.
O períneo está em destaque esta semana no ‘Mais Feliz’,com Maria do Céu Santo. Em estúdio tivemos também Laira Ramos, fisioterapeuta especialista nos exercícios deste músculo.
A fisioterapeuta Laira Ramos esteve no Querida Júlia, da SIC em Portugal, falando sobre a importância de manter o PERÍNEO saudável e a função desses músculos.
Como já é reconhecido pela ICS e FIGO, a fisioterapia deve ser a primeira forma de tratamento para as disfunções do períneo sendo também muito importante para a sua prevenção e para as disfunções sexuais. Infelizmente, pouco se fala sobre estes tratamentos.
Na minha tese de mestrado, defendida em janeiro de 2012 (O Conhecimento que os Médicos Especialistas têm sobre a Atuação da Fisioterapia nas Disfunções do Períneo) conclui-se que alguns médicos têm pouco conhecimento sobre as técnicas de fisioterapia utilizadas para estes tratamentosmas sabem da importância da sua indicação. Neste estudo, contei com a orientação do Dr. Hélio Retto e juntos preparamos esta palestra para dar algumas informações sobre as disfunções pélvicas e a sua interferência na sexualidade feminina.
Queremos, com esta palestra, dar a conhecer a melhor abordagem no tratamento das disfunções do pavimento pélvico discutindo sobre a melhor abordagem cirúrgica, clínica efisioterapêutica. Contaremos também com a presença da Dra. Maria do Céu Santos, ginecologista/obstetra do Hospital Santa Maria, reconhecida como uma das autoridades nacionais em sexualidade feminina, quer dentro da comunidade médica como para o público em geral, fruto da sua presença nos meios de comunicação social.
Dr. Hélio Retto: Alterações anatomo-funcionais do pavimento pélvico que necessitam de cirurgia
Dra. Maria Céu Santo: Sexualidade feminina e as disfunções sexuais femininas
Ft. Laira Ramos: A Fisioterapia nas disfunções do pavimento pélvico e contributo na sexualidade feminina
Nesta quarta-feira tivemos a presença da fisioterapeuta Laira Ramosque nos falou um pouco sobre o perineoe o seu trabalho com esta parte do corpo de forma a prevenir e trataralgumas patalogias.