perineo-12

Gravidez

A gravidez é um período mágico na vida das mulheres, mas, infelizmente, as alterações biomecânicas e metabólicas que ocorrem nos seus corpos podem ser causa de desconforto e de algumas disfunções perineais, sendo a mais comum a incontinência urinária (perda de xixi).

Os músculos do PERÍNEO terão uma sobrecarga de peso pois eles são responsáveis pela sustentação do útero, bebê, placenta, líquido amniótico… chegando a pesar, durante a gravidez, de 5 a 10kg.

É muito importante que as mulheres comecem a fazer a preparação desses músculos quando planejam a gravidez ou já no segundo semestre da gestação (entre 14 e 20 semanas), independente se desejam o parto vaginal ou cesariana.

Eu respeito a grávida, seus direitos e seus desejos, dando apoio em suas decisões. Ofereço um cuidado específico e especializado para o acompanhamento durante este período.

Todo o tratamento é feito em sessões individuais baseado no conceito Reabilitação Perineal Ativa & Série, sempre com o máximo de conforto e segurança.

Podemos começar já no segundo trimestre

Preparação para o parto

As mulheres que desejam o parto vaginal sem episiotomia ou laceração precisam trabalhar muito o relaxamento e alongamento perineal. Os músculos do PERÍNEO é a última barreira que o bebê encontra durante o nascimento e, ao contrário do colo do útero, eles não passam pelo processo de dilatação, eles são alongados ao máximo durante a passagem do bebê.

Também para as mães que desejam o parto vaginal ensino técnicas de expulsão. Muitas mulheres não sabem que força fazer durante o parto e algumas vezes fazem uma força contrária dificultando a saída do bebé.

A primeira fase do trabalho de parto (período de dilatação) pode durar horas e as mulheres podem não estar preparadas fisicamente para isso. O ensino de técnicas de respiração e relaxamento ajuda às mulheres a passarem por essa fase de uma maneira mais tranquila, suportando melhor a dor, guardando energia para a fase da expulsão.

Na preparação para o parto a presença do acompanhante é sempre bem-vinda. Cada sessão dura de 45 a 50 minutos, em média são feitas de 10 a 15 sessões.

A preparação par ao parto é indicada para todas as grávidas, independente se querem o parto vaginal ou cesariana, visando o tratamento e a prevenção das disfunções perineais.

perineo-gravidez
perineo-gravida

Não costumo utilizar o termo “dicas”, não é muito profissional e penso que todas as pacientes devem passar por uma avaliação para saber qual o melhor tratamento em cada caso. No entanto, há coisas simples que as grávidas podem fazer para desfrutar este momento com mais conforto e tranquilidade.

Posição de cócoras

Para as grávidas que desejam o parto vaginal esta é uma excelente posição para o alongamento dos músculos do períneo. A grávida deve ficar nesta posição cerca de 30 segundos, duas a três vezes por dia, com cuidado para não forçar a coluna lombar e para que tenha algo onde se apoiar. Pode pedir que alguém lhe ajude nessa hora.

Síndrome do piriforme

Este alongamento pode ser feito pela grávida em casa melhorando a dor causada pela compressão do nervo ciático. A grávida em pé em frente a uma mesa/bancada que esteja na altura do seu quadril, ela posiciona uma perna flexionada em cima da mesa e inclina o seu tronco sobre esta perna, permanecendo nesta posição por cerca de 15 a 30 segundos em cada perna.

Estou aqui para lhe apoiar nesse momento

Pós-parto

O bebé nasceu e há toda a alegria e felicidade por ser mãe, mas, algumas vezes, alguns imprevistos acontecem atrapalhando que este momento seja vivido em sua plenitude.

A incontinência urinária (perda de xixi) no pós-parto é muito comum, podendo também acontecer os prolapsos (“bexiga caída”) e a incontinência fecal (perda de gases ou fezes).

O corte da episiotomia ou a laceração podem deixar esta região muito dolorida, dificultando a recuperação do pós-parto e, em muitos casos, levando a dores e desconforto durante a relação sexual. A dificuldade em relaxar estes músculos, a cicatriz da cesariana, alterações hormonais também podem levar a desconforto durante a relação sexual.

É recomendado que no pós-parto seja feita uma avaliação desta musculatura em todas as mães, independente se tenha sido parto normal ou cesariana.

posparto-perineo
perineo-fisioterapia

Diástase abdominal

Algumas vezes a distensão que acontece na musculatura abdominal durante a gravidez pode levar à diástase abdominal, quando estes músculos se separam.

Para a melhor correção e tratamento dessa diástase, sem sobrecarga dos músculos do PERÍNEO, utilizo os exercícios hipopressivos, que são exercícios que trabalham toda a cinta abdominal, com grande enfoque nos músculos transversos abdominais, visando a correção dessa patologia sem a necessidade de uma cirurgia.

Com o conceito Reabilitação Perineal Ativa e & Série viso a  reabilitação do PERÍNEO e o seu fortalecimento, prevenindo e tratando as disfunções perineais para que as mães possam viver a maternidade em sua plenitude.

Estou aqui para lhe ajudar a passar por este período da uma maneira saudável e feliz. Tenho uma flexibilidade de horários para não atrabalhar a amamentação e é possível trazer o bebé consigo.