Incontinência Fecal Feminina
Acontece quando os músculos do PERÍNEO não conseguem fechar o ânus levando a perda de gases ou fezes; sejam líquidas, pastosas ou sólidas.
Isso acontece por causa da fraqueza dos músculos do pavimento pélvico e pode ser tratado como a reabilitação perineal.
Está é uma situação muito constrangedora mas eu posso lhe ajudar.
As principais causas dessa patologia são: a fraqueza dos músculos do PERÍNEO, o envelhecimento, a gravidez, as lesões causadas pelo parto vaginal, algumas disfunções neurológicas e as cirurgias que podem levar a lesões do esfíncter anal ou do nervo pudendo.
Incontinência Fecal Feminina
Por causa de sua anatomia as disfunções perineais acometem mais as mulheres do que os homens, devido ao estilo de vida que estamos vivendo é muito comum as mulheres cada vez mais jovens já terem algum sintoma dessas patologias.
A incontinência urinária (perda de xixi) é a queixa mais comum dessas mulheres, mas elas também podem apresentar retenção urinária (dificuldade de fazer xixi), incontinência fecal (perda de gases ou fezes), obstipação intestinal (dificuldade de evacuar), prolapsos dos órgãos pélvicos (“bexiga caída”), algias pélvicas (dores na região da pelve) e disfunções sexuais (dores nas relações sexuais, diminuição do prazer, dificuldade em ter orgasmo, entre outras).
A fisioterapia uroginecológica, através da reabilitação perineal é indicada tanto para o tratamento quanto para a prevenção dessas patologias. O ideal seria que as mulheres, assim que começam sua vida adulta, fizessem uma avaliação do PERÍNEO para ter consciência desses músculos e, caso necessário, já começarem a reabilitação perineal melhorando a qualidade de vida, bem-estar e sexualidade.
As disfunções perineais são constrangedoras e fazem com que as mulheres tenham uma diminuição de sua qualidade de vida pessoal, social e profissional. Levando, em alguns casos, ao isolamento social.
Veja mais aqui
Siga-me em: