In Blog

O MEU PERCURSO

Hoje marca um dia muito importante da minha carreira, o dia em que assumo o meu próprio espaço, lanço o meu novo conceito e faço a separação das duas marcas que criei: PERÍNEO e Reabilitação Perineal Ativa & Série.

O mês de Novembro tem um significado muito importante, é quando eu me preparo para o meu aniversário e ficar com a idade do meu irmão mais velho e deixar de ter a idade do meu irmão mais novo. Sim, eu sou 10 meses mais nova que meu irmão mais velho e 10 meses mais velha que eu irmão mais novo. Sempre amei fazer aniversário, penso em cada detalhe e gosto de me preparar para ele. Este ano, mesmo com toda esta confusão, não está sendo diferente.

Eu adiei o máximo a decisão de ter o meu próprio espaço, mas o acumulo de funções que tenho hoje e a minha falta de rotina me levaram a, pelo menos, ter um lugar fixo para trabalhar. Em meio a enviar propostas de cursos, oferecer novos cursos, atender as minhas pacientes, divulgar a fisioterapia uroginecológica, desenvolver novos produtos, dar atenção aos meus alunos… eu mesma me pergunto como cheguei até aqui.

2008 – O COMEÇO

Em 2008 criei o PERÍNEO para o atendimento de fisioterapia uroginecológica e com a missão de divulgar esta área que era tão desconhecida por grande parte da população. Eu fui uma das primeiras fisioterapeutas em Portugal a trabalhar em um gabinete próprio de forma independente e a se dedicar exclusivamente a uma única área. Era uma luta diária para manter esta independência e mostrar que a fisioterapia pode ser autónoma, e eu tinha a capacidade de avaliar e tratar os pacientes sem prescrição de um médico, mas sim em um trabalho interdisciplinar. Desde esta época tive o privilégio de trabalhar com grandes profissionais que me apoiavam e respeitavam o meu trabalho.

Quando eu comecei os tratamentos não tinham evoluído muito desde a década de 40 e ainda falávamos dos exercícios de Kegel. Dr. Kegel foi quem primeiro escreveu um artigo científico sobre o tratamento da incontinência urinária e do prolapso dos órgãos pélvicos através dos exercícios dos músculos do pavimento pélvico. Ele foi um marco para nós, seu trabalho é de grande importância, mas isso foi na década de 40 e eu achava que faltava fazer algo novo, mais moderno e mais completo.

O PROTOCOLO REABILITAÇÃO PERINEAL ATIVA

Com isso criei o protocolo Reabilitação Perineal Ativa que começou a ser desenvolvido quando eu fazia o meu mestrado em Ciências da Reabilitação, em 2009, e ficou pronto em 2011. Os ótimos resultados que eu tinha em minha prática clínica me incentivaram a difundir a minha técnica e foi lançada a primeira edição do curso homónimo.

Foram 3 anos vendo os resultados que tanto eu, quanto os fisioterapeutas formados por mim, tínhamos na utilização do RPA e abracei mais um desafio: sua validação científica. Então, em 2014 comecei o meu doutoramento em Uroginecologia e lancei o livro Reabilitação Perineal Ativa.

Nesse mesmo ano concluí a metodologia para o Reabilitação Perineal Passiva e comecei a ensinar os meus alunos estas técnicas. Nessa época, meu grande desafio foi mostrar que as técnicas que eu utilizava com as grávidas não iriam provocar um parto prematuro e que elas podem começar a se preparar para o parto logo no segundo trimestre da gravidez, com cerca de 14 a 16 semanas, tendo um maior benefício com os tratamentos.

DIVULGANDO A FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA

Um dos grandes desafios que eu tenho desde que comecei é a divulgação dessa área da fisioterapia. Muitas pessoas não sabem que um fisioterapeuta pode atuar na uroginecologia tratando homens e mulheres. Por isso sempre dediquei grande parte do meu tempo em palestras, programas de televisão, reportagens para revistas. Se alguém me chama para falar, eu vou.

O meu empenho na divulgação dos tratamentos para melhorar a qualidade de vida e pelo direito de vivermos nossa sexualidade sem tabus nunca diminuiu. Em 2010, eu lancei a palestra Vagina, esta ilustre desconhecida e, em 2018, eu gravei para o Portal G1, da Rede Globo, uma série de 10 episódios sobre a sexualidade: SEXO É BOM E EU GOSTO. Também foi nesse ano que eu concluo o meu doutoramento, validando cientificamente o protocolo RPA, e que fiz o primeiro rebranding do PERÍNEO visando um maior crescimento no mercado internacional.

REABILITAÇÃO PERINEAL ATIVA & SÉRIE

Em 2019 eu realizo meu sonho de fornecer materiais de qualidade, todos selecionados por mim, para que outros fisioterapeutas tenham mais facilidade na compra dos produtos necessários para a fisioterapia uroginecológica. E assim lanço o Reabilitação Perineal Ativa & Série, uma loja on-line. Ainda em 2019 a maior visibilidade do meu trabalho me trouxe convites para participar de uma série de programas de televisão e eu aceito o desafio de ser uma das autoras do blog Simply Flow by Fátima Lopes onde começo a escrever artigos mensais.

Chegou 2020 e eu estava a todo vapor, seria um ano memorável e eu tinha cursos marcados em vários países: Brasil, Portugal, China, Estados Unidos, Emirados Árabes, Angola, Suíça… em 2020 também veio o COVID e eu, assim como todo o mundo, tive que ficar em casa.

ENFRENTANDO O COVID

Não foi nada fácil e, já que meu corpo não podia viajar, a minha cabeça, meu espírito e meus pensamentos foram longe. Na segunda semana de confinamento eu já estava dando, de forma on-line, a parte teórica dos cursos que foram adiados e descobri uma grande ferramenta para o ensino à distância.

Esse recurso on-line me levou para a casa de muitas pessoas e me aproximou de profissionais fantásticos quando, em abril, foram desafiados a partilharem comigo suas experiências e começamos o CONVERSAS COM ESPECIALISTAS. As conversas são feitas pela plataforma ZOOM com acesso gratuito aos profissionais que quiserem participar, depois a gravação fica disponível no meu canal do YouTube: Laira Ramos.

Sim, com isso tudo acabei criando o meu canal no YouTube e aproveitei para também poder estar mais perto das minhas pacientes lançando o CONVERSAS DO PERÍNEO com um conteúdo mais acessível e uma linguagem mais simples. As pacientes podem participar de forma gratuita pela plataforma ZOOM com a possibilidade de fazerem suas perguntas e trocarem suas experiências. Depois a gravação fica disponível no meu canal.

REDEFININDO CONCEITOS

Depois do isolamento a loja on-line começou a crescer: mais produtos à venda, maior procura pelos produtos, mais cursos sendo lançados… tudo começou a ficar muito confuso e nem eu estava me entendendo mais quem eu era e qual era a minha função. Fisioterapeuta? Estudante? Formadora? Investigadora? Palestrante? Empresária?

Precisei parar um pouco, respirar fundo e entender a minha meta. Eu sou o PERÍNEO, a minha essência é aquilo que eu comecei em 2008, acrescido de toda a bagagem que carrego ao longo de todos estes anos. Portanto foi necessário fazer uma divisão:

  • PERÍNEO by Laira Ramos. No meu próprio espaço ofereço tratamentos de fisioterapia uroginecológica para homens e mulheres. Todos os tratamentos são personalizados e da minha responsabilidade, feitos com base em todo o conceito que eu criei nos cursos do Reabilitação Perineal Ativa & Série. Continuarei me dedicando à divulgação da fisioterapia uroginecológica com as minhas palestras, conversas, programas de televisão…

 

  • Reabilitação Perineal Ativa & Série: Um grupo de profissionais, do qual eu faço parte, com a missão de dar apoio aos fisioterapeutas que atuam na uroginecologia, fornecendo os materiais necessários nos atendimentos (todos selecionados por mim), oferecendo diversos curso e workshops (on-line e presencial) para capacitar os fisioterapeutas, disponibilizando um serviço personalizado de consultoria e que ambiciona desenvolver a sua própria linha de produtos.

Bom, é claro que é imprescindível lembrar que antes de 2008, bem antes, eu já estava sendo preparada para este percurso graças aos pais maravilhosos que tenho, que sempre me apoiaram e que nunca me deixaram desistir dos meus sonhos.

Recent Posts

Leave a Comment