PÓS-PARTO
Finalmente o bebé nasceu e decerto há toda a alegria e felicidade por ser mãe, contudo, algumas vezes acontecem imprevistos de tal forma que a mãe não pode viver o pós-parto em sua plenitude e com toda a alegria que merece e sonhou.
Acima de tudo é a incontinência urinária (perda de xixi) no pós-parto a patologia que mais incomoda a mãe, embora os prolapsos dos órgãos pélvicos (“bexiga caída”) e a incontinência fecal (perda de gases ou fezes) igualmente fazem parte das frustrações e desesperos de algumas mães.
Da mesma forma o corte da episiotomia ou a laceração deixam sequelas desagradáveis visto a mãe sente dor na região da cicatriz de tal forma que dificulta a sua recuperação pós-parto. É provável que em muitos casos a mãe tenha dor e desconforto durante a relação sexual.
Entretanto a dificuldade em relaxar os músculos do PERÍNEO, a cicatriz da cesariana, alterações hormonais também podem levar a desconforto durante a relação sexual. Sendo nesse sentido muito importante a fisioterapia uroginecológica para o retorno saudável da sexualidade no pós-parto.
Com toda a certeza nós recomendamos que no pós-parto todas as mães façam uma avaliação dos músculos do PERÍNEO, independente se tenha sido parto normal ou cesariana.

DIÁSTASE ABDOMINAL
A diástase abdominal acontece em virtude de os músculos do reto abdominal se separam, formando um espaço, como se fosse um buraco, no meio da barriga.
Atualmente as mulheres têm se preocupado muito com a sua saúde e qualidade de vida. A diástase abdominal é um problema comum depois da gravidez que traz incomodo físico e alteração a autoimagem. Além dos fatores estéticos acerca dessa disfunção, as diástase do abdômen também pode acarretar problemas posturais e risco de hérnia abdominal.
Em consequência de os músculos abdominais trabalharem em sinergia com o músculos do PERÍNEO a diástase também pode influenciar negativamente a função desses músculos piorando a incontinência urinária no pós-parto.
FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA
A fisioterapia uroginecológica é um tratamento conservador, certamente sem nenhum efeito colateral, que de forma simples e rápida resolve as disfunções do pavimento pélvico.
Dessa maneira as principais sociedades médicas, nacionais e internacionais, indicam como primeira forma de tratamento para as disfunções perineais, servindo também como forma de prevenção.
Em primeiro lugar, nossos tratamentos têm o objetivo de realizar uma reabilitação global dos músculos do PERÍNEO, ao fim do tratamento estes músculos serão capazes de realizar todas as suas funções: urinária, defecatória, sexual e de sustentação dos órgãos pélvicos.
Assim sendo, todos os tratamentos seguem o revolucionário e inovador conceito Reabilitação Perineal Ativa e Série desenvolvido pela fisioterapeuta Dra. Laira Ramos.