
PREPARAÇÃO PARA O PARTO
A fim de tentar evitar as lesão do pavimento pélvico todas as mulheres que desejam o parto vaginal precisam fazer a preparação para o parto com exercícios de o relaxamento e alongamento perineal.
Só para exemplificar os músculos do PERÍNEO são a última barreira que o bebê encontra durante o nascimento e, pelo contrário do que acontece com o colo do útero, esses músculos não passam pelo processo de dilatação, nesse sentido eles são estirados ao máximo durante a passagem do bebê.
Da mesma forma, as mães que desejam o parto vaginal precisam aprender a maneira correta de respirar durante o trabalho de parto e finalmente como fazer a força de expulsão para o bebe nascer.
Infelizmente muitas mulheres não sabem que força fazer durante o parto e, pelo contrário, fazem uma força errada dificultando a saída do bebé e tornando o parto mais demorado.
Certamente na preparação para o parto a presença do acompanhante é sempre bem-vinda.
TRABALHO DE PARTO
A primeira fase do trabalho de parto (período de dilatação) pode eventualmente durar horas e supreendentemente as mulheres não estão preparadas fisicamente para isso. Nesse sentido o ensino de técnicas de respiração e relaxamento que utilizamos na preparação para o parto ajuda as mulheres a passarem por essa fase de uma maneira mais tranquila, suportando melhor a dor, guardando energia para a fase da expulsão.
Com a finalidade de prevenir as disfunções do pavimento pélvico nós indicamos a preparação para o parto para todas as grávidas, ou seja, independente se elas querem o parto vaginal ou cesariana, visando uma gravidez mais saudável, segura e tranquila.
Cada consulta dura de 45 a 50 minutos, em média são feitas de 10 a 15 sessões.
POSIÇÃO DE CÓCORAS
De fato esta é uma excelente posição para as grávidas que desejam o parto vaginal afim de promover o alongamento dos músculos do PERÍNEO. A grávida deve ficar nesta posição cerca de 30 segundos, duas a três vezes por dia, com cuidado para não forçar a coluna lombar e sempre em um lugar onde tenha apoio. Pode pedir que alguém lhe ajude nessa hora.
SÍNDROME DO PIRIFORME
Da mesma forma este alongamento pode ser feito pela grávida em casa de tal forma que melhore a dor causada pela compressão do nervo ciático. A grávida deve ficar em pé em frente a uma mesa/bancada que esteja na altura do seu quadril, ela posiciona uma perna flexionada em cima da mesa e inclina o seu tronco sobre esta perna, permanecendo nesta posição por cerca de 15 a 30 segundos em cada perna.