Retenção Urinária Feminina

Retenção Urinária Feminina

Algumas vezes não conseguimos esvaziar totalmente a bexiga, isso pode acontecer por causa da falta de relaxamento dos músculos do PERÍNEO.

Os músculos do PERÍNEO fecham a uretra e se não relaxamos na hora da micção sempre teremos xixi na bexiga e isso passe fazer com que tenhamos que ir várias vezes a casa de banho.

Nesses casos o principal objetivo do tratamento é ensinar o relaxamento.

LEMBRE-SE:
NUNCA contraia os músculos do PERÍNEO na hora da micção. Temos que sentar na sanita e relaxar para fazer xixi.

Entre suas causas estão as alterações anatómicas, disfunções neurológicas, complicações cirúrgicas da correção da incontinência urinária ou de outras cirurgias pélvicas.

Por causa de sua anatomia as disfunções perineais acometem mais as mulheres do que os homens, devido ao estilo de vida que estamos vivendo é muito comum as mulheres cada vez mais jovens já terem algum sintoma dessas patologias.

A incontinência urinária (perda de xixi) é a queixa mais comum dessas mulheres, mas elas também podem apresentar retenção urinária (dificuldade de fazer xixi), incontinência fecal (perda de gases ou fezes), obstipação intestinal (dificuldade de evacuar), prolapsos dos órgãos pélvicos (“bexiga caída”), algias pélvicas (dores na região da pelve) e disfunções sexuais (dores nas relações sexuais, diminuição do prazer, dificuldade em ter orgasmo, entre outras).

A fisioterapia uroginecológica, através da reabilitação perineal é indicada tanto para o tratamento quanto para a prevenção dessas patologias. O ideal seria que as mulheres, assim que começam sua vida adulta, fizessem uma avaliação do PERÍNEO para ter consciência desses músculos e, caso necessário, já começarem a reabilitação perineal melhorando a qualidade de vida, bem-estar e sexualidade.

As disfunções perineais são constrangedoras e fazem com que as mulheres tenham uma diminuição de sua qualidade de vida pessoal, social e profissional. Levando, em alguns casos, ao isolamento social.

Veja mais aqui

Siga-me em:

Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube