SEXUALIDADE
Ainda que estejamos em pleno século XXI certamente é um tabu falarmos abertamente sobre a sexualidade e o prazer que podemos ter no ato sexual, principalmente se for o direito da mulher ao prazer.
Contudo nós estamos, cada vez mais, em busca de uma maior satisfação em nossa sexualidade, bem como procuramos ter mais prazer, e, desse modo, orgasmos mais intensos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde “A saúde sexual hoje é amplamente compreendida como bem-estar físico, emocional, mental e social relacionado à sexualidade.” Sendo este um direito de todos os cidadãos.
Sob o mesmo ponto de vista, nós profissionais da saúde decerto temos que ter meios para oferecer opções de tratamento quando a queixa é em relação a sexualidade, no entanto não é fácil encontrar acolhimento nessa área fazendo com que as pessoas passem por vários profissionais até finalmente encontrarem uma solução.
Quanto Mais Cedo Procurar O Tratamento Melhores Serão Os Resultados.
TRATAMENTO
Nesse sentido a reabilitação perineal tem a finalidade de melhorar a nossa sexualidade, sendo que o primeiro benefício é um melhor conhecimento do próprio corpo, assim como o aumento da percepção corporal e perineal. Como resultado teremos maior sensibilidade e assim mais prazer.
Entretanto o aumento do metabolismo faz com que haja uma maior irrigação sanguínea na pelve, ajudando também no aumento da sensibilidade e, de fato, levando a uma melhora na capacidade de ereção.
Da mesma forma para as mulheres o aumento do metabolismo tem como resultado um melhora na lubrificação vaginal, sendo tratamento para a secura vaginal.
Finalmente a hipertrofia muscular nas mulheres torna o introito vaginal mais fechado, dessa forma elas conseguem ter maior prazer durante a penetração.
Enquanto nos homens a hipertrofia muscular sem dúvida permite que eles tenham uma ereção mais potente, sendo indicado para a disfunção erétil.
BENEFÍCIOS DA REABILITAÇÃO PERINEAL
Importante saber que durante o orgasmo de fato acontece uma contração dos músculos do PERÍNEO, de tal forma que à medida que aprendemos a contraí-los de maneira correta temos a capacidade de controlar o nosso orgasmo.
Sendo assim podemos atingir o orgasmo com mais facilidade, e, de maneira idêntica, podemos ter orgasmos mais intensos. Ademais as mulheres adquirem a capacidade de ter orgasmos múltiplos.
Os homens, por outro lado, podem aprender a adiar o orgasmo prolongando a relação sexual, evitando assim a ejaculação prematura.
Por outo lado a falta de relaxamento dos músculos do pavimento pélvico todavia pode ser a causa da dor durante a relação sexual. Nesse sentido nós também temos que certamente saber relaxar estes músculos quando necessário.
Entretanto algumas cicatrizes podem ser a causa da dor durante o sexo e nesse sentido nós utilizamos as técnicas miofasciais para tratar cicatrizes bem como a massagem perineal para tratar os pontos de dor e tensão.
RESPOSTA SEXUAL
Certamente os pesquisadores que primeiro descreverem a resposta sexual foram Master e Johnson, na década de 70, sendo que disseram que a resposta sexual era linear e dessa forma seguia a ordem: excitação, orgasmo e resolução.
DESEJO
Da mesma forma que ou outros desejos que nós temos, o desejo sexual é cognitivo, está na nossa cabeça, bem como nos nossos pensamentos. Em virtude disse nós desejamos o que nos dá prazer, assim como o que nos dá satisfação.
EXCITAÇÃO
Embora seja pouco falada e muitas vezes confundida com o desejo, em suma a excitação é a resposta do nosso corpo para o ato sexual, ela depende de fatores fisiológicos e hormonais. O mais visível no homem é a ereção e na mulher a lubrificação.
PRAZER
Em síntese prazer é o que nós sentimos durante a relação sexual, o prazer está no toque, assim como no abraço e certamente no beijo. Em virtude de termos uma educação castradora e com tabus nós de fato não exploramos a nossa sexualidade para saber o que nos dá prazer.
ORGASMO
É provável que o orgasmo seja a parte mais importante do sexo para muitas pessoas, contudo em alguns casos não é algo atingido com facilidade e tranquilidade. Certamente o orgasmo é o ponto máximo da excitação sexual, bem como o nosso pico de prazer.