perineo-reabilitacao-perineal

Tratamentos

Reabilitação Perineal Ativa (RPA)

Os tratamentos são feitos com técnicas NÃO invasivas, baseadas no protocolo Reabilitação Perineal Ativa que foi desenvolvido pela fisioterapeuta Laira Ramos devido a sua necessidade de oferecer um tratamento mais adequado para as mulheres e homens com disfunções perineais e para o acompanhamento das mulheres durante a gravidez e no pós-parto.

Este é o primeiro, e até agora único, protocolo válido cientificamente que visa a reabilitação global dos músculos do pavimento pélvico e não o tratamento isolado de cada patologia.

Todo o tratamento é feito em sessões individuais com o uso de um moderno equipamento e uma sonda intracavitária que fazem a eletroestimulação e o biofeedback por eletromiografia, tornando os resultados mais eficazes. Nele utilizamos a cinesioterapia com biofeedback, a eletroestimulação e exercícios para casa; as mulheres são ensinadas em como utilizar os cones vaginais para dar continuidade do tratamento em casa.

A reabilitação perineal é rápida, segura e eficaz, quanto mais cedo procurar o tratamento melhores são os resultados.

Marque sua consulta, estou aqui para lhe ajudar.

Somente os profissionais formados por mim podem trabalhar com o protocolo RPA

Reabilitação Perineal Ativa & Série

O conceito Reabilitação Perineal Ativa & Série surgiu da necessidade de desenvolver uma série de programas com outras técnicas que também podem ser utilizadas nos tratamentos:

Reabilitação Perineal Passiva, onde são utilizados equipamentos para que tornam os tratamentos mais efetivos (alongamento, TENS, corrente inibitória do detrusor, dilatadores vaginais, pessários, bomba de vácuo, entre outros).

Reabilitação Perineal na Sexualidade, para um atendimento específico e detalhado abordando todos os aspectos da sexualidade.

Reabilitação Perineal Miofascial, onde são utilizadas técnicas manuais para a liberação miofascial e visceral.

Reabilitação Perineal Hipopressiva, onde são utilizados exercícios hipopressivos que trabalham os músculos abdominais e protegem os músculos do PERÍNEO.

Reabilitação Perineal Dermato-funcional, onde são utilizadas técnicas para o tratamento de cicatrizes e lesões cutâneas.

Reabilitação Perineal por Imagem, onde é utilizada a ultrassonografia para avaliação e tratamento.

Reabilitação Perineal Obstétrica, para um atendimento integral durante a gravidez e no pós-parto.

perineo-fisioterapia-pelvica

MEUS TRATAMENTOS NÃO CAUSAM DOR OU DESCONFORTO

perineo-tratamentos
Avaliação

Para a escolha do tratamento mais adequado e individualizado e obter os resultados mais rápios e satisfatórios na primeira consulta todos os pacientes passam por uma avaliação específica dos músculos do PERÍNEO.

A avaliação é feita pelo toque vaginal ou retal. Em alguns casos pode ser utilizada uma sonda para a obtenção de valores mais objetivos.

Somente através dessa avaliação é possível saber se o paciente contrai e relaxa estes músculos da maneira correta, verificar qual a força, os reflexos e se há pontos de dor ou cicatriz nessa região.

Pode ser necessária uma avaliação postural e uma avaliação específica abdominal, para verificar se há a diástase abdominal.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO! CUIDE BEM DE SI!

perineo-cinesioterapia

Cinesioterapia | Exercícios de Kegel

Primeiro começamos com o movimento isolado do PERÍNEO, para ensinarmos a contração e o relaxamento, aumentando a sua percepção corporal e perineal.

Depois evoluímos para a contração associada a movimentos de quadril e tronco, em seguida os pacientes fazem a contração em pé, para treinarmos a agilidade muscular.

Por fim terminamos com o treino funcional, fazendo a contração do PERÍNEO associada aos movimentos das atividades diárias, promovendo um treino individualizado para as necessidades de cada paciente.

perineo-biofeedback

Biofeedback

Este é um instrumento utilizado para que o paciente possa acompanhar o movimento que está realizando.

O biofeedback por eletromiografia nos permite ensinar a contração e o relaxamento muscular pois, através de um gráfico no computador, a paciente pode visualizar a intensidade e duração da contração.

Isso leva a um trabalho muscular mais efetivo, promovendo alterações neuromusculares e metabólicas responsáveis pela performance muscular.

Todas as sessões são realizadas com o biofeedback por isso os resultados são mais rápidos.

perineo-eletroterapia

Eletroterapia

A eletroterapia é uma técnica amplamente utilizada na fisioterapia e indispensável na reabilitação perineal, mas é contraindicada na gravidez.

A eletroestimulação leva a alterações metabólicas que podem aumentar o desempenho muscular, mas não é suficiente para promover a hipertrofia muscular. Ela promove a percepção perineal, a propriocepção, a normalização sensibilidade, melhorando a função dos músculos do PERÍNEO.

Através da eletroestimulação é possível fazer uma contração involuntária da musculatura, para que a paciente possa identificar que músculo deve ser contraído o que ajuda muito no ensino da contração e do relaxamento.

perineo-cones-vaginais

Cones vaginais

Os cones vaginais são complementos que as mulheres podem utilizar na reabilitação perineal, fazendo parte do protocolo Reabilitação Perineal Ativa. As pacientes de nível avançado poderão utilizar estes acessórios para aumentar a força muscular e dar continuidade do tratamento em casa.

Eles podem ter vários pesos e formatos, por isso é muito importante que, antes de começar a usar o cone, a mulher faça uma avaliação para poder decidir, junto com o fisioterapeuta, a melhor opção de tratamento.

Estes acessórios não são indicados para as mulheres que não sabem contrair os músculos do PERÍNEO de maneira correta.

perineo-massagem-perineal

Alongamento

Para o alongamento e relaxamento dos músculos do PERÍNEO podemos fazer a massagem perineal e utilizar o balão de alongamento.

O termo massagem não é o mais adequado pois nessa técnica é preciso que realmente se alongue estes músculos para que eles ganhem mais flexibilidade.

O balão é um instrumento utilizado para um alongamento mais global e um ótimo recurso para o treino em casa.

O alongamento é muito importante para as grávidas que querem o parto vaginal e em alguns casos de dores pélvicas e disfunções sexuais.

perineo-massagem-cicatricial

Massagem cicatricial

A massagem cicatricial é uma técnica utilizada na prevenção e no tratamento das aderências das cicatrizes de episiotomia, laceração, cesariana e outras cirurgias pélvicas.

Essas cicatrizes podem ser a causa de dores pélvicas e dores durante a relação sexual, diminuindo muito a qualidade de vida dessas pacientes.

perineo-dilatadores-vaginais

Dilatadores vaginais

Os dilatadores vaginais são um kit com, geralmente, 6 dilatadores de tamanhos e diâmetros diferentes, eles são muito utilizados nos casos de vaginismo, neo-vagina e atresia vaginal.

A utilização dos dilatadores não deve ser a única forma de tratamento para estas patologias, eles devem ser utilizados como parte do tratamento de reabilitação perineal, junto com técnicas de relaxamento e alongamento dos músculos do PERÍNEO.

perineo-pessarios

Pessários

Os pessários são órteses utilizadas no tratamento conservador dos prolapsos dos órgãos pélvicos e na incontinência urinária de esforço, podendo retardar ou substituir o procedimento cirúrgico.

Existem vários tamanhos e modelos diferentes, cada um indicado para um caso específico. É necessário que seja feita uma avaliação pelo profissional de saúde para a escolha do pessário mais adequado.

perineo-hipopressivos

Exercícios hipopressivos

Estes exercícios fazem parte da prática milenar do yoga com o nome de NALI, mas têm sido bastante divulgados como exercícios hipopressivos nos tempos modernos. Eles são realizados de maneira a fazer um intenso trabalho dos músculos abdominais, principalmente do transverso, de maneira a aumentar a cinta abdominal.

A grande vantagem desses exercícios é que eles não aumentam a pressão intra-abdominal, consequentemente não aumentam a pressão sobre o PERÍNEO, sendo muito recomendados para a correção da diástase abdominal, no tratamento dos prolapsos e no pós-parto.