
EXCITAÇÃO
Em suma a excitação é a resposta do nosso corpo para o ato sexual, estas alterações dependem de fatores fisiológicos assim como hormonais.
No entanto atualmente sabemos que a sexualidade é complexa de tal forma que os aspectos psicológicos podem ter muita influência na nossa resposta excitatória.
Só para exemplificar o que é mais visível no homem é a ereção, por outro lado na mulher é a lubrificação. Contudo sabemos que as mulheres também têm ereção no clitóris bem como os homens têm uma lubrificação na uretra quando estão excitados.
DISFUNÇÕES SEXUAIS
Embora a excitação seja vezes confundida com o desejo, inegavelmente estas são duas respostas distintas da nossa sexualidade que podem eventualmente acontecer ao mesmo tempo, mas em contra partida, podem acontecer de forma isolada.
Eventualmente é possível nós termos desejo sexual por uma pessoa e o nosso corpo não responder, nesse sentido o homem pode ter dificuldade em ter ereção mesmo estando com muito desejo. Assim como a mulher pode não ter lubrificação, embora deseje o ato sexual.
Com toda a certeza essa falta na resposta do corpo de ser apenas um episódio isolado geralmente relacionado ao estresse do dia a dia, bem como a preocupações cotidianas. Da mesma forma que uma expectativa muito grande com o desempenho sexual pode ser um fator que atrapalha nessa resposta.
No entanto se a disfunção erétil, bem como a falta de lubrificação, acontece há mais de 3 meses é necessário procurar ajuda profissional para entender quais os fatores que levam a esta disfunção a fim de obter o tratamento mais adequado.