DISPAREUNIA
Segundo a nomenclatura médica nós damos o nome de dispareunia para as dores que podem acontecer durante a penetração, quer seja a dor que a mulher sente, quer seja o homem.
No entanto a intensidade dessa dor varia muito para cada um, de tal forma que pode se tornar um fator impeditivo de ter a penetração, levando a grandes problemas na sexualidade.
Em princípio nas mulheres podemos dividir em dois tipos, sendo superficial ou de profundidade.
DISPAREUNIA SUPERFICIAL
Nessas situações as mulheres se queixam que sentem uma dor no começo da penetração, sendo que na maioria das vezes está relacionada 3 fatores muito clássicos:
- falta de relaxamento dos músculos do PERÍNEO
- falta de lubrificação
- cicatriz da episiotomia ou laceração do parto vaginal
- hipersensibilidade da vulva, conhecida como vulvodínea
- medo da penetração, vaginismo
DISPAREUNIA DE PROFUNDIDADE
Por outro lado em alguns casos a mulher sente dor somente quando a penetração é profunda, bem como em posições específicas.
Provavelmente este tipo de dor está relacionado a alguma alteração em algum órgão pélvico (bexiga, útero ou reto).
Certamente uma causa muito comum é a endometriose, bem como um mioma.
TRATAMENTO
Acima de tudo é muito importante que as mulheres entendam que não é normal termos dor na hora da relação sexual. A dor é um sinal de que alguma coisa no nosso corpo está errada.
Infelizmente não é fácil encontrar um diagnóstico correto e como resultado as mulheres não recebem o tratamento adequado, fazendo com que muitas vezes as elas passem por vários profissionais da saúde até encontrar uma solução.
Decerto que é possível encontrar a causa da dor que esta mulher apresenta desde que o profissional tenha experiência, saiba ouvir a as queixas da paciente e realize os exames adequados.
Antes de mais nada o sucesso de cada tratamento depende de um diagnóstico preciso.
Se você está sofrendo com dores durante a relação sexual marque uma consulta que temos uma grande experiência nessa área para lhe dar o diagnóstico acertado, bem como a melhor indicação de tratamento.
FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA
A fisioterapia uroginecológica é um tratamento conservador, certamente sem nenhum efeito colateral, que de forma simples e rápida resolve as disfunções do pavimento pélvico.
Dessa maneira as principais sociedades médicas, nacionais e internacionais, indicam como primeira forma de tratamento para as disfunções perineais, servindo também como forma de prevenção.
Em primeiro lugar, nossos tratamentos têm o objetivo de realizar uma reabilitação global dos músculos do PERÍNEO, ao fim do tratamento estes músculos serão capazes de realizar todas as suas funções: urinária, defecatória, sexual e de sustentação dos órgãos pélvicos.
Assim sendo, todos os tratamentos seguem o revolucionário e inovador conceito Reabilitação Perineal Ativa e Série desenvolvido pela fisioterapeuta Dra. Laira Ramos.