FISIOTERAPIA PÉLVICA
A fisioterapia uroginecológica (fisioterapia pélvica) é um tratamento conservador, certamente sem nenhum efeito colateral, que de forma simples e rápida resolve as disfunções do pavimento pélvico.
Dessa maneira as principais sociedades médicas, nacionais e internacionais, indicam como primeira forma de tratamento para as disfunções perineais, servindo também como forma de prevenção.
Em primeiro lugar, nossos tratamentos têm o objetivo de realizar uma reabilitação global dos músculos do PERÍNEO, ao fim do tratamento estes músculos serão capazes de realizar todas as suas funções: urinária, defecatória, sexual e de sustentação dos órgãos pélvicos.
Assim sendo, todos os tratamentos seguem o revolucionário e inovador conceito Reabilitação Perineal Ativa e Série desenvolvido pela fisioterapeuta Dra. Laira Ramos.
AVALIAÇÃO NA FISIOTERAPIA PÉLVICA
Em primeiro lugar, a avaliação é a parte mais importante de um tratamento a fim de se obter os melhores resultados. Dessa forma, na primeira consulta, todas as pacientes passam por uma avaliação específica que consiste na anamnese (perguntas sobre a história clínica) e exame dos músculos do PERÍNEO.
REABILITAÇÃO PERINEAL ATIVA E SÉRIE
Por fim todos os nossos tratamentos seguem o revolucionário e inovador conceito Reabilitação Perineal Ativa e Série, desenvolvido pela fisioterapeuta Dra. Laira Ramos, expert nessa área. A fim de oferecermos resultados rápidos e eficientes, assim como duradouros.
CINESIOTEARAPIA NA FISIOTERAPIA PÉLVICA
Com toda certeza a cinesioterapia, também conhecida como exercícios de Kegel, é a base para o tratamento da reabilitação dos músculos do pavimento pélvico. Desse modo, através do movimento de contração e de relaxamento, somos capazes de restaurar a função neuromuscular.
BIOFEEDBACK NA FISIOTERAPIA PÉLVICA
Decerto o biofeedback é um instrumento muito importante e indispensável com a finalidade de obtermos resultados rápidos e eficientes. Afinal, através de um computador, nós conseguimos fazer os exercícios de forma objetiva e controlada, de tal forma que o tratamento fica mais completo.
ELETROTERAPIA NA FISIOTERAPIA PÉLVICA
Antes de mais nada a eletroterapia é uma técnica amplamente utilizada na fisioterapia, assim sendo também indispensável na reabilitação perineal. Desse modo ela promove a percepção perineal, a propriocepção, a normalização sensibilidade, melhorando a função dos músculos do PERÍNEO. Contudo é contraindicada na gravidez.
CONES VAGINAIS
Em virtude de sua praticidade os cones vaginais são a melhor maneira de terminar a reabilitação perineal e, principalmente, de continuar com os exercícios em casa, depois do fim do tratamento. Estes instrumentos fazem parte do protocolo Reabilitação Perineal Ativa e são indicados para a maioria das pacientes.
ALONGAMENTO NA FISIOTERAPIA PÉLVICA
Da mesma maneira que os outros músculos do corpo, os músculos do PERÍNEO também devem ter flexibilidade e alongamento para serem saudáveis e fazerem a sua função. Desse forma na reabilitação perineal temos 2 técnicas para este alongamento: massagem perineal e balão de alongamento. É muito importante para a grávida que quer o parto vaginal.
DILATADORES VAGINAIS
Em virtude do vaginismo, da vulvodínea ou de alguma cicatriz, algumas mulheres não conseguem ter a penetração, ou conseguem mas com muita dor. Os dilatadores vaginais ajudar a estas pacientes com o fim de podermos simular uma penetração, sendo uma parte muito importante nesses tratamentos.
NORMALIZAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA FISIOTERAPIA PÉLVICA
É provável que algumas pacientes apresentem problemas na sensibilidade, ou seja, as técnicas de dessensibilização serão indicadas para normalizar a sensibilidade, seja em regiões onde há uma hipersensibilidade e dor, seja em regiões onde há a diminuição ou ausência da sensação do toque. Nós utilizamos esponjas com diferentes superfícies ou a vibração com a finalidade de atingir este objetivo.
MASSAGEM CICATRICIAL NA FISIOTERAPIA PÉLVICA
Eventualmente a cicatriz tem uma aderência ou fibrose, seja a cicatriz da episiotomia, da laceração, da cesariana, ou de outras cirurgias. De tal modo que essa cicatriz pode causar dor durante a relação sexual ou outras disfunções. A massagem cicatricial é um tratamento rápido e eficaz nesses casos.
PESSÁRIOS
Atualmente podemos utilizar os pessários no tratamento conservador dos prolapsos dos órgãos pélvicos e na incontinência urinária de esforço, podendo retardar ou substituir o procedimento cirúrgico. Contudo existem vários tamanhos e modelos diferentes, cada um indicado para um caso específico.
EXERCÍCIOS HIPOPRESSIVOS
Com o intuito realizar uma reabilitação dos músculos abdominais nós utilizamos os exercícios hipopressivos, eles fazem parte da prática milenar do yoga com o nome de NALI, contudo eles têm sido bastante divulgados e utilizados na prática da atividade física. Estes exercícios são realizados de maneira a trabalhar o músculo transverso do abdômen sem aumentar a pressão intra-abdominal.