SENSIBILIDADE
A fim de tratar as alterações de sensibilidade nós utilizamos técnicas de normalização da sensibilidade.
Com toda a certeza são vário os fatores que podem causar a alteração de sensibilidade, seja a hipersensibilidade ou a anestesia. Bem como muitas dessas pacientes relatam a sensação de ardor e queimação na mucosa da vulva.
Dentre estes fatores encontramos as cicatrizes na episiotomia, da laceração ou da cesariana; lesões nervosas que podem acontecer na hora do parto ou outra cirurgia pélvica; a endometriose; a hipersensibilidade da mucosa da vulva ou do canal vaginal.
Ao propósito de obtermos resultado mais rápidos para estes tratamentos nós ensinamos a paciente a fazer em casa o estímulo tátil utilizando objetos e superfícies variadas e também a vibração.
Por outro lado a cinesioterapia e a eletroestimulação são ótimos recursos que utilizamos nos tratamento na clínica que têm excelentes resultados na normalização da sensibilidade.
FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA
A fisioterapia uroginecológica é um tratamento conservador, certamente sem nenhum efeito colateral, que de forma simples e rápida resolve as disfunções do pavimento pélvico.
Dessa maneira as principais sociedades médicas, nacionais e internacionais, indicam como primeira forma de tratamento para as disfunções perineais, servindo também como forma de prevenção.
Em primeiro lugar, nossos tratamentos têm o objetivo de realizar uma reabilitação global dos músculos do PERÍNEO, ao fim do tratamento estes músculos serão capazes de realizar todas as suas funções: urinária, defecatória, sexual e de sustentação dos órgãos pélvicos.
Assim sendo, todos os tratamentos seguem o revolucionário e inovador conceito Reabilitação Perineal Ativa e Série desenvolvido pela fisioterapeuta Dra. Laira Ramos.
REABILITAÇÃO PERINEAL ATIVA
O protocolo Reabilitação Perineal Ativa é composto por 14 consultas individuais, com a finalidade de proporcionar reabilitação global dos músculos do PERÍNEO.
Cada consulta tem a duração média de 50 minutos na qual o paciente realiza cinesioterapia (exercícios de Kegel) com biofeedback e eletroestimulação.
Nesse sentido a dificuldade dos exercícios evolui gradativamente, estando o protocolo dividido em 3 fases: sessões de 1 a 4 são para o ensino da contração e do relaxamento; sessões de 5 a 8 são para o treino de agilidade e coordenação muscular; sessões de 9 a 14 para a promoção da hipertrofia muscular.
Assim sendo, com a finalidade de obtemos melhores resultados com mais rapidez, ao fim de cada sessão os pacientes são orientados a fazerem exercícios em casa e as mulheres instruídas na utilização dos cones vaginais.