sensibilidade

VULVODÍNEA

Segundo a nomenclatura médica a vulvodínea é uma dor idiopática na vulva que dura mais de 3 meses. Decerto que está é uma definição muito vaga que não dá indicações claras sobre a causa da patologia.

Antes de mais nada idiopático quer dizer que não sabemos a causa, portanto quando as pacientes procuram um profissional da saúde para dizer que sentem dores na vulva e não for possível identificar a causa da dor, daremos o nome de vulvodínea.

Além disso nem todas as pacientes com queixar de dor na vulva apresentam o mesmo tipo de dor bem como a localização da dor varia de paciente para paciente.

Visto isso é muito difícil fazer um diagnóstico adequado com o propósito de selecionarmos o melhor tratamento para cada mulher,  de tal forma que estas mulheres passam anos com dores, assim como vivendo uma sexualidade insatisfatória.

Certamente estas mulheres irão ouvir que o problema é psicológico e que elas têm vaginismo. Nesse sentido elas podem passar muito tempo fazendo psicoterapia sem alcançar nenhum resultado.

DIAGNÓSTICO

Em primeiro lugar é muito importante entendermos que a mulher com vulvodínea sem dúvida alguma TEM DOR e ela precisa de tratamento para a dor, esse tratamento somente poderá ser definido depois de uma avaliação clara e minuciosa.

Decerto que é possível encontrar os pontos de dor que esta mulher apresenta desde que o profissional tenha experiência, ouça as queixas da paciente e realize os exames adequados.

TRATAMENTO

Com toda a certeza estas pacientes apresentam uma hipersensibilidade na vulva, dessa forma nós utilizamos  técnicas de normalização da sensibilidade.

Ao mesmo tempo é muito comum as pacientes que têm uma dor crónica desenvolverem uma hiperatividade muscular, por isso nós também ensinamos o relaxamento dos músculos do PERÍNEO.

Acima de tudo é muito importante que as mulheres entendam que não é normal termos dor, a dor é um sinal de que alguma coisa no nosso corpo está errada.

Se você está sofrendo com estas dores marque uma consulta que temos uma grande experiência nessa área para lhe dar o diagnóstico adequado bem como a melhor indicação de tratamento.

FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA

fisioterapia uroginecológica é um tratamento conservador, certamente sem nenhum efeito colateral, que de forma simples e rápida resolve as disfunções do pavimento pélvico.

Dessa maneira as principais sociedades médicas, nacionais e internacionais, indicam como primeira forma de tratamento para as disfunções perineais, servindo também como forma de prevenção.

Em primeiro lugar, nossos tratamentos têm o objetivo de realizar uma reabilitação global dos músculos do PERÍNEO, ao fim do tratamento estes músculos serão capazes de realizar todas as suas funções: urinária, defecatória, sexual e de sustentação dos órgãos pélvicos.

Assim sendo, todos os tratamentos seguem o revolucionário e inovador conceito Reabilitação Perineal Ativa e Série desenvolvido pela fisioterapeuta Dra. Laira Ramos.