secura-vaginal

SECURA VAGINAL

De fato a secura vaginal é a diminuição ou mesmo a ausência da lubrificação da mucosa da vagina.

A saber  a mucosa vaginal, como todas as mucosas do corpo, tem que ter uma lubrificação natural com a finalidade de proteção.

Com toda a certeza esta lubrificação varia de mulher para mulher, bem como com as diferentes fases do ciclo menstrual e, principalmente, varia de acordo com as fases da vida da mulher.

Em princípio as alterações hormonais são as principais causas da secura vaginal, acontecendo no pós-parto, como também na menopausa, assim como em algumas disfunções da tireoide.

A secura vaginal tem como consequência um incomodo constante na região íntima, podendo levar a ardor e irritação da pele.

Provavelmente as mulheres com segura vaginal também terão dispareunia, ou seja, dor durante a penetração. Nesse sentido a lubrificação vaginal é de extrema impotência para uma sexualidade saudável e sem dores.

TRATAMENTO

Da mesma forma que temos que hidratar a nossa pele do corpo podemos hidratar a nossa região íntima e já temos ótimos produtos no mercado com essa finalidade.

Sobretudo é importante que estas mulheres tenham sempre um lubrificante para utilizar nas relações sexuais. Penetração sem lubrificação é sinônimo de dor.

Visto que a secura vaginal está relacionada com a diminuição do colágeno, as técnicas como o laser, terapia de oxigênio e a radiofrequência também podem ser utilizadas no canal vaginal com excelentes resultados.

Além disso as alterações metabólicas causadas pela reabilitação perineal terão como efeito o aumento do metabolismo na pelve, o aumento da irrigação sanguínea e dessa forma também o aumento da produção de colágeno. Sendo muito indicada para o tratamento da secura vaginal.

Inegavelmente a grande vantagem dos nossos tratamentos é o fato de sempre visarmos uma reabilitação global dos músculos do PERÍNEO. Sendo assim eles serão capazes de fazer TODAS as suas funções: urinária, defecatória, sustentação dos órgãos pélvicos e, com certeza, sexual.

Assim sendo, todos os tratamentos seguem o revolucionário e inovador conceito Reabilitação Perineal Ativa e Série desenvolvido pela fisioterapeuta Dra. Laira Ramos.

MULHER

Por causa de sua anatomia as disfunções perineais acometem mais a mulher do que o homem, devido ao estilo de vida que estamos vivendo é muito comum a mulher cada vez mais jovem já ter algum sintoma dessas patologias.

Certamente a incontinência urinária (perda de xixi) é a queixa mais comum que a mulher apresenta, no entanto devido a fraqueza dos músculos do PERÍNEO ela também pode apresentar  incontinência fecal (perda de gases ou fezes), prolapsos dos órgãos pélvicos (“bexiga caída”), e disfunções sexuais (diminuição do prazer, dificuldade em ter orgasmo, entre outras).

No entanto a hiperatividade muscular, ou seja, a dificuldade de relaxar estes músculos, sem dúvidas pode ser a causa da retenção urinária (dificuldade de fazer xixi), obstipação intestinal (dificuldade de evacuar), algias pélvicas (dores na região da pelve) e de dores nas relações sexuais.

Com toda a certeza são vários os fatores que podem ser a causa dessas patologias como a fraqueza muscular em consequência de não termos o hábito de trabalharmos estes músculos, bem como a gravidez visto que esta fase traz uma grande sobrecarga na pelve.

Inegavelmente a menopausa é uma fase desafiadora e as alterações hormonais desse período têm um impacto negativo muito grande na função do pavimento pélvico, fazendo com que muitas mulheres sofram com estas patologias.