Que a resolução desse novo ano seja você entender que é a pessoa mais importante da sua vida, que você precisa cuidar de si e que, principalmente, se você não estiver bem não poderá fazer as bem às pessoas que ama.
Vamos começar 2024 com
Qualidade de vida
Autoestima
Sexualidade
Empoderamento
Doutora Laira Ramos
Ph.D. em Uroginecologia | Sexóloga
www.perineo.info
lairaramos@perineo.info
+351 964 224 220
Belém, Lisboa
PERÍNEO
– Na base da pelve   ✓ Sistema urinário e fecal
– 3 camadas de músculos   ✓ Sustentação dos órgãos pélvicos
– Movimento voluntário  ✓ SexualidadeDISFUNÇÕES
Fraqueza
– Incontinência urinária
– Incontinência fecal
– Prolapso dos órgãos pélvicos
– Disfunções sexuaisHiperatividade
– Retenção urinária
– Obstipação intestinal
– Dores pélvicas
– Disfunções sexuais

Incontinência urinária

A incontinência urinária é toda a perda involuntária de urina, ela pode acontecer depois de uma tosse, espirro, saltar, ou pode ser repentina, uma por vontade urgente de fazer xixi.
Por acharem constrangedor ou por pensarem ser uma evolução normal da idade infelizmente os paciente não relatam aos seus médicos a presença desta doença, sofrendo em silêncio.
A incontinência urinária leva a problemas sociais, psicológicos e de higiene, diminuindo a qualidade de vida e o bem estar. O paciente já pode procurar o tratamento logo no começo dos sintomas, quando as perdas são esporádicas de urina. Quanto mais cedo começar o tratamento melhores serão os resultados. Incontinência urinária de esforço: A perda de urina é precedida de algum esforço como tossir, espirrar, correr, pular ou levantar peso.
Incontinência urinária de urgência: A perda de urina é precedida de uma súbita vontade de urinar. Está relacionada com um problema na bexiga, “bexiga hiperativa”.
Incontinência urinária mista: Quando a paciente tem os dois tipos de incontinência ao mesmo tempo.

Sexualidade
Ainda hoje, em pleno século XXI, há um grande preconceito em procurar tratamento nos casos de disfunções sexuais, privando os pacientes, homens e mulheres, de terem um tratamento que os ajude a viver sua sexualidade em sua plenitude.
Muitas desses disfunções podem ser tratadas de uma forma simples com a reabilitação perineal.
Tipos de disfunções sexuais:
Desejo: Diminuição ou ausência de desejo.
– Excitação: Diminuição ou ausência das respostas psicológicas ou fisiológicas que preparam o corpo para o ato sexual.
Orgasmo: Diminuição ou ausência do orgasmo ou da intensidade deste. Dificuldade em atingir o orgasmo.
Dispareunia: Dor ou desconforto persistente ou recorrente durante a relação sexual.
Vaginismo: Persistente ou permanente dificuldade em permitir a introdução do pênis ou de qualquer outro objeto na vagina, embora haja vontade de fazê-lo.
Disfunção erétil: A incapacidade de manter uma ereção que permita uma penetração.

Prolapsos

Também conhecido como “bexiga caída”, é a descida, pelo canal vaginal, dos órgãos pélvicos: bexiga, uretra, útero,
reto.
As mulheres com prolapsos sentem um peso na vagina, como se fosse uma bola descendo pelo canal vaginal, gerando um grande desconforto.

Gravidez
A gravidez é um período mágico na vida da mulher, mas, infelizmente, as alterações biomecânicas e metabólicas que ocorrem no seu corpo podem ser causa de desconforto e de algumas disfunções perineais.
Os músculos do períneo terão uma sobrecarga de peso, pois eles são responsáveis pela sustentação do útero. Por isso é muito importante que a mulher comece a fazer a preparação desses músculos quando planejar a gravidez, ou logo que descobrir que está grávida.
As mulheres que desejam o parto vaginal devem ter maior atenção a estas indicações e precisam trabalhar muito o relaxamento e alongamento perineal. Estes músculos são a última barreira que o bebê encontra durante o nascimento e, ao contrário do colo do útero, eles não passam pelo processo de dilatação, eles são estirados durante o parto.
A reabilitação perineal é indicada a todas as mulheres no pós- parto, independente se foi parto natural ou cesariana.
Também é indicado para as mulheres que sentem dor, desconforto ou falta de prazer durante as relações sexuais no pós-parto, que geralmente são causadas pela cicatriz ou por lesão neuromuscular.

OS TRATAMENTOS SÃO COPARTICIPADOS PELOS SEGUROS DE SAÚDE

Sou apaixonada pela minha profissão, fico encantada ao fim de cada tratamento ao ver o impacto positivo na qualidade de vida das minhas pacientes, o aumento da sua autonomia e autoconfiança, o empoderamento que isso lhes causa.

Eu atendo em meu próprio espaço onde posso dar um atendimento direcionado e exclusivo a cada paciente.
Para agendar uma consulta pode entrar em contato diretamente comigo.
Abraços
Laira

 

Recent Posts

Leave a Comment